Modelo já teve mais de 90 mil unidades vendidas no mercado brasileiro onde ocupa atualmente a liderança entre os semipesados
A Volvo Caminhões comemora os 20 anos do VM que ganha uma série especial para marcar a importante data. O caminhão foi lançado em 2003 para ser o primeiro semipesado do fabricante no Brasil. A marca sueca diz que ele foi projetado e produzido exclusivamente no complexo industrial de Curitiba (PR).
Genuinamente brasileiro, o VM conquistou os transportadores por conta de sua versatilidade e dos muitos avanços que introduziu no mercado
Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo
O Volvo VM pode ser usado em diversas aplicações em centros urbanos, estradas rurais, em minerações e nas lavouras, florestas plantadas, portos e aeroportos, pátios logísticos e em uma série de outras vias. Segundo o ranking Fenabrave, federação que congrega as concessionárias de todas as marcas, desde o ano passado o VM 270, versão mais vendida do modelo, lidera os emplacamentos em semipesados no Brasil.
Como parte das comemorações, durante o mês de outubro, a Volvo Caminhões oferecerá condições especiais para aquisição do VM.
Histórico do Volvo VM
Veja os fatos importantes do caminhão semipesado da marca sueca:
- 2003 – O Volvo VM foi vanguarda em uma mudança importante no mercado brasileiro de caminhões. Ele inaugurou o conceito de semipesados com cabines leito e motores mais potentes. Era o único em sua classe com molas parabólicas, basculamento hidráulico da cabine e coluna de direção ajustável.
- 2005 – Graças à grande aceitação, a Volvo lançou dois novos modelos do VM: o cavalo mecânico com motor de 310cv e o rígido 6×4, com opções de motorização de 260cv e 310cv, ambos atendendo às normas de emissão Euro 3.
- 2012 – Lançada a terceira geração do VM. Os caminhões ganharam novo interior de cabine, mais moderna e confortável. Esta geração recebeu também novos motores Euro 5, de 270cv e um freio motor ainda mais eficiente.
- 2014 – Na quarta geração, os caminhões VM receberam grandes mudanças externas, com um visual muito próximo dos caminhões FH. A marca introduziu também as versões 8×2 e 8×4, ampliando sua oferta ao transportador brasileiro. Ainda nesse ano o VM passou a contar com já consagrada caixa de câmbio Volvo I-Shift, incorporando mais tecnologia, conforto e segurança ao caminhão.
- 2016 – Surgia o VM 32 toneladas, versão voltada para o segmento vocacional de caminhões com grande capacidade de carga, alta disponibilidade e baixo custo de manutenção.
- 2017 – O VM teve o privilégio de ser o primeiro caminhão com tecnologia autônoma desenvolvido no Brasil. Foi projetado para o segmento sucroalcooleiro, para diminuir o pisoteamento das mudas de cana. Rodando de forma autônoma nas linhas da plantação, mantinha precisão de 2,5 cm, mantendo a alta produtividade da colheita.
- 2021 – Outra importante inovação foi o lançamento do VM Light Mixer, sob medida para o segmento de betoneiras. Com uma redução da tara do veículo em 900 kg, o conjunto (caminhão + betoneira) baixou quase 2.500 kg, garantindo transportar até 1 m³ a mais de concreto, dentro da lei da balança.
- 2023 – Mais recentemente a marca apresentou o VM Euro 6, com novos motores de oito litros de fabricação própria da Volvo, com 290cv e 360cv. A caixa de câmbio I-Shift é a de 7ª geração, a mesma do Volvo FH. O consumo de combustível é até 10% menor, dependendo da topografia, carga e tipo de operação. Para aplicações vocacionais, a novidade é o VMX MAX, com configurações 6x4R e PBT de 34 toneladas.
Como é a Série Especial VM 20 anos
A série especial de 20 anos do Volvo VM terá somente 200 unidades nas configurações 6×2 e 8×2. Além do novo motor Volvo D8K e da caixa de câmbio I-Shift, os veículos dessa série são bastante completos.
Externamente destacam-se a pintura na cor Iced Mercury metálica, selos e faixas com inscrição comemorativa VM 20 Anos e outros detalhes exclusivos. Além disso, os veículos da série possuem faróis de neblina, luz de posição extra, espelhos elétricos com aquecimento, para sol frontal, lanternas traseiras em led e buzina a ar.
Internamente o VM 20 anos tem pacote de acabamento completo, com ar-condicionado, cabine leito, climatizador de teto, levantamento elétrico dos vidros, para-sol interno lateral, rádio com leitor USB+MP3+Bluetooth. Os veículos dessa série estão equipados ainda com o hardware Volvo Connect, para conexão com o sistema de conectividade remota da marca.
mercado, volvo, volvo vm, Volvo Caminhões, Volvo VM 20 anos, Volvo VM Série Especial 20 anos, caminhão, semipesado, volvo vm 20 anos,
Comentários