Lançamentos

Volvo VM comemora 20 anos com série especial

Modelo já teve mais de 90 mil unidades vendidas no mercado brasileiro onde ocupa atualmente a liderança entre os semipesados

Foto | Volvo/Divulgação

A Volvo Caminhões comemora os 20 anos do VM que ganha uma série especial para marcar a importante data. O caminhão foi lançado em 2003 para ser o primeiro semipesado do fabricante no Brasil. A marca sueca diz que ele foi projetado e produzido exclusivamente no complexo industrial de Curitiba (PR).

Genuinamente brasileiro, o VM conquistou os transportadores por conta de sua versatilidade e dos muitos avanços que introduziu no mercado

Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo

O Volvo VM pode ser usado em diversas aplicações em centros urbanos, estradas rurais, em minerações e nas lavouras, florestas plantadas, portos e aeroportos, pátios logísticos e em uma série de outras vias. Segundo o ranking Fenabrave, federação que congrega as concessionárias de todas as marcas, desde o ano passado o VM 270, versão mais vendida do modelo, lidera os emplacamentos em semipesados no Brasil.

Como parte das comemorações, durante o mês de outubro, a Volvo Caminhões oferecerá condições especiais para aquisição do VM.

Histórico do Volvo VM

Veja os fatos importantes do caminhão semipesado da marca sueca:

  • 2003 – O Volvo VM foi vanguarda em uma mudança importante no mercado brasileiro de caminhões. Ele inaugurou o conceito de semipesados com cabines leito e motores mais potentes. Era o único em sua classe com molas parabólicas, basculamento hidráulico da cabine e coluna de direção ajustável.
  • 2005 – Graças à grande aceitação, a Volvo lançou dois novos modelos do VM: o cavalo mecânico com motor de 310cv e o rígido 6×4, com opções de motorização de 260cv e 310cv, ambos atendendo às normas de emissão Euro 3.
  • 2012 – Lançada a terceira geração do VM. Os caminhões ganharam novo interior de cabine, mais moderna e confortável. Esta geração recebeu também novos motores Euro 5, de 270cv e um freio motor ainda mais eficiente.
  • 2014 – Na quarta geração, os caminhões VM receberam grandes mudanças externas, com um visual muito próximo dos caminhões FH. A marca introduziu também as versões 8×2 e 8×4, ampliando sua oferta ao transportador brasileiro. Ainda nesse ano o VM passou a contar com já consagrada caixa de câmbio Volvo I-Shift, incorporando mais tecnologia, conforto e segurança ao caminhão.
  • 2016 – Surgia o VM 32 toneladas, versão voltada para o segmento vocacional de caminhões com grande capacidade de carga, alta disponibilidade e baixo custo de manutenção.
  • 2017 – O VM teve o privilégio de ser o primeiro caminhão com tecnologia autônoma desenvolvido no Brasil. Foi projetado para o segmento sucroalcooleiro, para diminuir o pisoteamento das mudas de cana. Rodando de forma autônoma nas linhas da plantação, mantinha precisão de 2,5 cm, mantendo a alta produtividade da colheita.
  • 2021 – Outra importante inovação foi o lançamento do VM Light Mixer, sob medida para o segmento de betoneiras. Com uma redução da tara do veículo em 900 kg, o conjunto (caminhão + betoneira) baixou quase 2.500 kg, garantindo transportar até 1 m³ a mais de concreto, dentro da lei da balança.
  • 2023 – Mais recentemente a marca apresentou o VM Euro 6, com novos motores de oito litros de fabricação própria da Volvo, com 290cv e 360cv. A caixa de câmbio I-Shift é a de 7ª geração, a mesma do Volvo FH. O consumo de combustível é até 10% menor, dependendo da topografia, carga e tipo de operação. Para aplicações vocacionais, a novidade é o VMX MAX, com configurações 6x4R e PBT de 34 toneladas.
Foto | Volvo/Divulgação

Como é a Série Especial VM 20 anos

A série especial de 20 anos do Volvo VM terá somente 200 unidades nas configurações 6×2 e 8×2. Além do novo motor Volvo D8K e da caixa de câmbio I-Shift, os veículos dessa série são bastante completos.

Externamente destacam-se a pintura na cor Iced Mercury metálica, selos e faixas com inscrição comemorativa VM 20 Anos e outros detalhes exclusivos. Além disso, os veículos da série possuem faróis de neblina, luz de posição extra, espelhos elétricos com aquecimento, para sol frontal, lanternas traseiras em led e buzina a ar.

Internamente o VM 20 anos tem pacote de acabamento completo, com ar-condicionado, cabine leito, climatizador de teto, levantamento elétrico dos vidros, para-sol interno lateral, rádio com leitor USB+MP3+Bluetooth. Os veículos dessa série estão equipados ainda com o hardware Volvo Connect, para conexão com o sistema de conectividade remota da marca.

mercado, volvo, volvo vm, Volvo Caminhões, Volvo VM 20 anos, Volvo VM Série Especial 20 anos, caminhão, semipesado, volvo vm 20 anos, 

Redação

Recent Posts

Volvo CE destaca avanços em eletromobilidade para mineração em conferência no Chile

Empresa apresenta cases do Brasil e do Peru e reafirma compromisso de zerar emissões de…

5 dias ago

VW Caminhões e Ônibus acelera expansão internacional com novos modelos

Conferência anual reúne representantes em Buenos Aires para lançar portfólio renovado, ampliar serviços e reconhecer…

2 semanas ago

Mercedes-Benz vai tentar recorde mundial com caminhão elétrico eActros 600

Marca alemã quer percorrer mais de 100 km de ré com o eActros 600 para…

2 semanas ago

Volvo Trucks supera marca de 5 mil caminhões elétricos entregues no mundo

Marca sueca fortalece liderança global em transporte pesado com zero emissões e amplia presença em…

2 semanas ago

Marcopolo Ônibus cresce 1% no 1º trimestre e aposta em veículos de maior valor agregado

Fabricante entrega 32 ônibus elétricos para São Paulo e mantém otimismo com mercados internacionais e…

2 semanas ago

Hyundai apresenta caminhão XCIENT Fuel Cell nos EUA

Marca sul-coreana reforça sua liderança em hidrogênio na ACT Expo 2025 com modelo Classe-8 e…

3 semanas ago