Matérias especiais

Conheça os furgões disponíveis no Brasil

Seja para entregas urbanas ou transporte leve rodoviário, os furgões de carga são uma opção racional para as empresas e autônomos

Nos últimos anos o setor de transportes e logística no Brasil vem crescendo bastante, o aumento das vendas online era o principal culpado e agora com a pandemia do Covid-19 essa modalidade de vendas continua em crescimento. Os produtos são transportados pelo Brasil em caminhões até chegar a um centro de distribuição urbano, a partir daí saem para a entrega em veículos menores.

Uma categoria apreciada para essas entregas são os furgões, eles possuem medidas similares a de carros de passeio e passam com facilidade pelos diferentes tipos de ruas. Os furgões também possuem a vantagem de poder ser dirigidos com CNH da categoria B por ter peso bruto total abaixo de 3.500 kg, podendo ser usado por trabalhadores autônomos e pequenos empresários sem necessidade de treinamento extra.

Foto | Citroen/Divulgação
Foto | Fiat/Divulgação
Foto | Peugeot/Divulgação
Foto | Peugeot/Divulgação

Apesar de toda essa praticidade a categoria ainda possui poucas opções no Brasil, são apenas quatro: os veteranos Fiat Fiorino e Peugeot Partner e os gêmeos Citroen Jumpy e Peugeot Expert. Essa categoria já contou com outras opções, como o Volkswagen Caddy, o Fiat Doblo Cargo, o Citroen Berlingo, O Mercedes-Benz Vito, o Renault Kangoo, a Chevrolet Montana Combo e a Volkswagen Kombi.

Hoje vamos comparar as opções do mercado brasileiro para auxiliar os consumidores que precisam de um veículo de carga fechado para entregas leves. Para se adequar melhor aos concorrentes em preço e equipamentos será considerado o Fiat Fiorino Hard Working

Mecânica

Todos os furgões possuem em comum a tradicional configuração de motor dianteiro transversal e tração dianteira encontrada nos carros compactos e médios, além da transmissão manual. O Fiat Fiorino possui o menor motor, o 1.4 Fire EVO que produz 88 cv e 12,5 kgfm, atrelado a uma transmissão manual de cinco marchas.

O Peugeot Partner também possui um motor flex conhecido no mercado, o 1.6 16 válvulas da família TU. Na configuração usada pelo furgão ele produz 122 cv e 16,4 kgfm, o cambio também é manual de cinco marchas. A dupla Jumpy e Expert utilizam um motor 1.6 turbodiesel desenvolvido em conjunto com a Ford, que produz 115 cv e 30,6 kgfm. A única transmissão oferecida nesses furgões é uma manual de seis velocidades.

Foto | Fiat/Divulgação
Foto | Peugeot/Divulgação

Todos utilizam suspensão McPherson na dianteira, mas na suspensão traseira cada modelo utiliza um conceito diferente. A Fiat adota o conceito simples e robusto de eixo rígido com molas parabólicas de lâmina única. No Peugeot Partner é adotado um conceito tradicional em carros compactos franceses, a suspensão é independente com braços arrastados e utiliza barra de torção como elemento elástico. Nos Jumpy e Expert a suspensão também é independente com braços arrastados, mas o elemento elástico é mola helicoidal.

A vantagem dos conceitos adotados pelos franceses é a maior estabilidade e conforto de rodagem. O eixo rígido da Fiorino é mais simples e requer menor manutenção, mas em troca oferece um rodar mais “saltitante” quando vazio.

Capacidades

O conceito de suspensão mais rústico do Fiorino não traduz em maior capacidade de carga, o furgão da Fiat é homologado para levar 650 kg de carga útil. O rival francês possui capacidade de carga superior, são 800 kg para o Partner. Nos Expert e Jumpy a capacidade é de 1.500 kg.

Mais importante que a capacidade de carga é o volume do compartimento de carga. O Fiorino dessa vez possui uma leve vantagem, são 1.887 mm de comprimento, 1.339 mm de largura entre as caixas de roda e 1.089 mm de altura, totalizando 3.100 litros de volume.

No Peugeot as medidas são 1.700 mm de comprimento, 1.160 mm de largura entre as caixas de roda e 1.250 mm de altura, totalizando 3.000 litros de volume. Em compensação o conceito de suspensão do Partner é menos invasivo no baú, por isso não possui torres de suspensão como o Fioriono. Isso permite que um palete seja colocado na área de carga. Outras vantagens são a porta corrediça lateral que contribui na praticidade na hora da entrega e as portas traseiras com abertura de 180°.

Na dupla Jumpy e Expert as medidas são 2.862 mm de comprimento, 1.636 mm de largura e 1.397 mm de altura, totalizando 6.100 litros de volume. Esses furgões também possuem porta corrediça lateral como no Partner e as portas traseira possuem abertura de 180°.

Equipamentos

Esses modelos vêm equipados com o básico em itens de conforto e conveniência para o trabalho em suas listas de itens de série. Começando pelo Fiat Fiorino Hard Working, os destaque são: ar condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, conta-giros, computador de bordo, direção hidráulica, faróis de neblina, preparação para som com dois alto-falantes dianteiros, dois tweeters e antena, travas elétricas e vidros elétricos com função one-touch para o motorista.

O Peugoet Partner conta com um interior datado, revelando suas origens do final dos anos 90 apesar de atualizações como as saídas de ventilação circulares e o painel digital. O painel de instrumentos foi uma novidade da linha 2019 e é o mesmo utilizado nos Citroen C4 Lounge e C4 Cactus, ele conta com computador de bordo e shift light para trocas de marcha priorizando a economia. Na lista de itens de série tem como destaque o ar condicionado, direção hidráulica, regulagem de altura da direção, travas elétricas, predisposição para rádio sem alto-falantes e lanterna de neblina traseira.

Na lista de equipamentos os gêmeos franceses se diferem. Começando pelo Peugeot Expert, que vem de série com controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, luz de condução diurna, indicador de fadiga do motorista, ar quente, trava elétrica das portas dianteiras, regulagem elétrica dos retrovisores, computador de bordo, vidros elétricos com função one-touch, limitador de velocidade, direção com regulagem de altura e profundidade e cruise control.

O Citroen Jumpy se difere por não vir com chave tipo canivete com telecomando, não possuir função one-touch nos vidros elétricos e não possui regulagem elétrica dos retrovisores. Em compensação ele vem de série com rádio AM/FM/MP3 com entrada USB e bluetooth.

A conta

Os valores divulgados para esses veículos parecem altos, mas é sempre bom lembrar que geralmente são comprados com CNPJ ou incentivos para frotistas, o que rende uma diminuição para esses valores. Mas para fins comparativos vamos considerar o preço divulgado para comparar o custo/benefício.

  • Fiat Fiorino Hard Working: R$ 79.890
  • Peugeot Partner: R$83.190
  • Peugeot Expert: R$122.390
  • Citroen Jumpy: R$ 128 990

Entre os furgões menores a escolha recai nas prioridades do consumidor, o Fiat Fiorino é mais barato, mais bem equipado, tem maior rede de concessionárias e possui suspensão mais simples que exige menos manutenção. Enquanto o Peugeot Partner oferece maior capacidade de carga, motor mais potente, a praticidade da porta lateral e um conjunto de suspensão que proporciona melhor estabilidade e mais conforto. Por ainda poder ser encontradas unidades 2019/2020 o Peugeot pode ser adquirido com descontos maiores.

Entre os furgões maiores poderia terminar em empate, sendo decidido pela negociação feita pelo consumidor com o concessionário. Mas analisando no papel o Peugeot Expert tem uma vantagem em preço e equipamentos, ficando desfalcado apenas por não vir com sistema de som como o seu irmão – o que pode ser adquirido com a diferença economizada.

Siga também as redes sociais do Autos Pesados

Eduardo Rodrigues

Recent Posts

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

3 semanas ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

1 mês ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

1 mês ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

1 mês ago

Mercedes-Benz Actros Evolution tem tecnologia de ponta

Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.

1 mês ago

Scania 30 G é o primeiro caminhão elétrico da marca no Brasil

Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…

1 mês ago