BYD entrega 30 ônibus elétricos que irão operar em Madri

Ônibus elétrico urbano da BYD entrarão em operação na cidade espanhola de Madri. São 30 unidades que fazem parte de uma venda de 45 coletivos

Foto | BYD/Divulgação

A BYD acaba de finalizar a entrega de 30 unidades de seu ônibus elétrico urbano para a operadora EMT, de Madri (Espanha). A unidades fazem parte de uma encomenda de 45 unidades, sendo que ainda faltam 15 carros, com carroceria de 12 metros que serão adicionados ao transporte público madrileno.

A primeira parte da encomenda foi entregue à EMT no Centro de Operações da empresa em Carabanchel. Presentes no evento, estavam o presidente da EMT Madrid e conselheiro do transporte de Madri, Borja Carabante, o diretor de serviços de transporte da EMT Madrid, Carlos Sierra, e o diretor administrativo da EMT Madrid, Alfonso Sánchez.

VEJA TAMBÉM:

Essa entrega segue outra, de 15 ônibus elétricos BYD de 12 metros, feita à EMT Madrid em maio de 2020 – a primeira vez que a BYD forneceu veículo à capital espanhola. Desde que entrou em operação, a robusta frota de 15 ônibus elétricos da BYD, já ultrapassou 300 mil quilômetros, reduzindo a emissão de CO2 na capital em aproximadamente 300 toneladas.

Frota

Com a chegada dos 30 novos veículos, serão 45 ônibus elétricos BYD operando pela EMT Madrid – um dos maiores operadores de transporte público da Espanha, com uma frota de cerca de 2.000 veículos que circulam em uma rede de 218 rotas. A frota de veículos BYD está substituindo os velhos ônibus a diesel da empresa, ao mesmo tempo em que contribui significativamente para um ambiente mais limpo na cidade.

O ônibus elétrico de 12 metros BYD se mantém como o modelo líder de vendas na Europa, com mais de 700 unidades em operação em toda a região, demonstrando sua produtividade operacional e sua confiabilidade, tanto nas regiões quentes e áridas da Península Ibérica, como também no frio extremo do norte da Escandinávia. Assim como pela confiabilidade, a EMT Madrid ficou impressionada com a autonomia, os custos de manutenção competitivos e a garantia do fabricante, o que a levou a fazer um novo pedido.

“A operação destes ônibus elétrico BYD demonstra um progresso significativo em direção ao nosso principal objetivo em Madri: a eliminação da frota movida a diesel até 2023, com 100% de nossos veículos operando de forma limpa e dentro da atual estrutura da Estratégia de Sustentabilidade Ambiental, a Madrid 360”, declarou Carlos Sierra, o diretor de serviços de transporte da EMT Madrid.

“Estamos muito satisfeitos por termos conseguido antecipar nosso cronograma de entrega para a EMT Madrid”, disse Joaquín Bellido, diretor de vendas da BYD na Ibéria. “Nossas eficientes técnicas de produção e a grande capacidade de cooperação dentro de nossa cadeia de suprimentos nos permitiram superar as expectativas dos clientes. É muito encorajador ver grandes operadores de transporte público como a EMT Madrid se empenhando para adotar soluções de mobilidade elétrica. Estou muito feliz pela BYD fazer parte dessa jornada, além de estar na vanguarda do desenvolvimento de energias limpas e ajudando a fornecer solução de infraestrutura sustentáveis para o transporte público na Europa”, completou.