BYD começa a produzir baterias de fosfato de ferro-lítio no Brasil

Fábrica bateria BYD
Foto | BYD/Divulgação
Com a nova fábrica de baterias do Brasil, BYD tem como objetivo de popularizar os veículos 100% elétricos no país

A BYD inicia a operação de sua terceira fábrica no Brasil, localizada no Polo Industrial de Manaus (AM). A unidade é dedicada dedicada a produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4), inicialmente voltada para os chassis de ônibus 100% elétricos, fabricados em Campinas.

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A marca chinesa fez um aporte de R$ 15 milhões e está instalada em uma área de 5 mil metros quadrados, permite a expansão de novas linhas de produção no futuro.

Fábrica bateria BYD
Foto | BYD/Divulgação

1 mil por ano

Com a nova fábrica, a BYD terá a capacidade de produzir até mil baterias por ano. Até novembro de 2020, estão programadas a fabricação de 272 baterias de fosfato de ferro-lítio.

“Com o nosso investimento, também poderemos fazer parcerias com empresas interessadas em potencializar a eletrificação de seus equipamentos. A nossa proposta é popularizar e facilitar a eletrificação da mobilidade e de equipamentos no País”

Tyler Li, presidente BYD Brasil

Segundo o executivo, a fábrica é automatizada e robotizada, garantindo qualidade e segurança ao produto. A unidade já produz cerca de 28 baterias a cada dois dias.

São José dos Campos

As primeiras baterias produzidas em Manaus serão destinadas a fábrica da BYD em São José dos Campos (SP). Ao todo, a BYD vai fornecer 12 ônibus articulados de 22 metros, com zero emissão de poluentes e sem ruído.

A marca chinesa é pioneira na introdução de frotas de ônibus elétricos no Brasil. Além de não poluentes, os ônibus elétricos são econômicos, tendo custo operacional menor que um ônibus a diesel convencional. Na comparação com o diesel, o gasto com o abastecimento elétrico chega a ser equivalente 25% do que a de um veículo a diesel. Além disso, o número reduzido de peças em um veículo 100% elétrico reduz drasticamente a necessidade de manutenção, proporcionando maior disponibilidade do veículo em comparação ao convencional à combustão.

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