BYD

BYD D9W – 20 410 começa teste operacional em Ribeirão Preto

100% elétrico, BYD D9W – 20 410 de piso estará em testes até agosto para que população de Ribeirão Preto conheça ônibus

A BYD começou a testar em Ribeirão Preto (SP) o coletivo D9W – 20 410 de piso baixo 100% elétrico. Os testes para que a população da cidade conheça o ônibus terá duração até o mês de agosto.

Com capacidade para 29 passageiros sentados e 51 de pé, o ônibus atenderá a uma região por semana com viagens gratuitas.

Foto | BYD/Divulgação

Segundo a BYD, a demonstração na cidade de Ribeirão tem um grande potencial de ser aplicada, pois a cidade está adotando medidas sustentáveis. Os ônibus 100% elétricos são uma alternativa sustentável para as cidades que querem reduzir a poluição.  O modelo BYD D9W possui 250 quilômetros de autonomia, o que permite que ele rode o dia inteiro, retornando para a base, onde é recarregado.

Recarga

Para recarga total são necessários um período de até quatro horas. O carregamento noturno torna a operação mais vantajosa, uma vez que o custo da energia elétrica neste período é mais baixo.

A BYD é pioneira no Brasil na fabricação de ônibus 100% elétricos movidos a bateria. Com fábrica instalada em Campinas, a linha de produção é responsável pela montagem de ônibus padron de piso alto (D9A), piso baixo (D9W), Midi Bus (D7M) e chassis 22 metros (D11B).

Conforto

Os ônibus elétricos da BYD têm ar condicionado, tomadas USB e são do tipo piso baixo, o que facilita o embarque e desembarque. Os ônibus possuem também monitoramento por câmeras e itinerários eletrônicos em Led. Além disso, os veículos são totalmente acessíveis, por meio de rampas, o que facilita o embarque e desembarque do cadeirante.

Chassis BYD D9W

O Chassis BYD D9W é utilizado para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento. O motor BYD-2912TZ-XY-A, de 250 KW, equivale a 402 cavalos de potência e estão integrados às rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração. A estrutura é constituída por materiais de alta resistência a torção e a flexão. Os freios a disco regenerativos com sistema ABS nas rodas dianteiras e traseiras, proporcionam maior segurança e autonomia ao veículo.

A energia cinética dá ao veículo a capacidade de reverter a energia nos momentos de frenagem, permitindo a realimentação dos sistemas de baterias. A suspensão pneumática integral proporciona conforto aos passageiros e ao motorista e o sistema de rebaixamento bilateral (ECAS) permite o ajoelhamento da suspensão, aumentando a comodidade e a segurança para embarque e desembarque dos passageiros. Também é possível elevar a altura da carroceria para transpor alguns obstáculos das vias públicas, através do sistema pneumático de suspensão.

Redação

Recent Posts

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

3 semanas ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

1 mês ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

1 mês ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

1 mês ago

Mercedes-Benz Actros Evolution tem tecnologia de ponta

Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.

1 mês ago

Scania 30 G é o primeiro caminhão elétrico da marca no Brasil

Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…

1 mês ago