Categories: IVECO BUS

IVECO e IVECO Bus são parceiros do projeto Arena do Futuro

Apresentado no dia 10 deste mês, o circuito de testes Arena do Futuro é um projeto piloto que de tecnologia de recarga indutiva para veículos elétricos

Foto | IVECO BUS/Divulgação – O circuito de testes “Arena do Futuro”, em Chiari, na província de Bréscia

A IVECO e IVECO Bus são parceiras do projeto Arena do Futuro. A Itália é idealizadora do projeto-piloto da Itália sobre tecnologia de recarga indutiva para veículos elétricos, conhecido como “transferência de energia dinâmica sem fio” (DWPT, na sigla em inglês – Dynamic Wireless Power Transfer).

O circuito de testes “Arena do Futuro”, em Chiari, na província de Bréscia. O projeto foi lançado em maio de 2021 e é coordenado pela A35 Brebemi, empresa da operadora global de infraestrutura de transporte Aleatica, centrada em soluções de mobilidade sustentáveis e inovadoras. O objetivo é demonstrar a eficiência do carregamento de veículos elétricos usando correntes indutivas dinâmicas sem contato.

A tecnologia possibilita que as baterias de veículos elétricos sejam recarregadas enquanto os automóveis estão em movimento, graças a um sistema inovador de bobinas posicionadas sob o asfalto, que transferem energia diretamente para as baterias de bordo.

A IVECO BUS contribuiu para o projeto com o ônibus E-WAY elétrico de 12 metros adaptado com a conectividade necessária e tecnologia de recarga. Os testes foram realizados em um circuito de asfalto, com extensão de um quilômetro, alimentado por correntes indutivas com o veículo atingindo velocidades superiores a 70 km/h e recebendo 75 kW de energia elétrica. As condições de teste estão muito próximas das condições reais, uma das razões que tornam este um projeto único.

Foto | IVECO BUS/Divulgação – Projeto-piloto da Itália sobre tecnologia de recarga indutiva para veículos elétricos, conhecido como “transferência de energia dinâmica sem fio”

Os benefícios do carregamento dinâmico indutivo incluem maior eficiência energética nos veículos, redução do número de baterias, maior capacidade de carga e passageiros, vida média estendida da bateria e diminuição do tempo de parada para recarga. A tecnologia que está sendo testada é um potencial extensor de alcance para todos os tipos de veículos eletrificados, carros de passeio, ônibus e caminhões, podendo ser utilizada por veículos elétricos e que utilizam células de combustível.

Nossa empresa está mais comprometida do que nunca em apoiar a transição energética, por isso foi natural para nós colaborar com este projeto trazendo nossa experiência de milhões de quilômetros percorridos por centenas de ônibus em situações reais de uso.

Domenico Nucera, presidente da IVECO BUS
Redação

Recent Posts

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

3 semanas ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

1 mês ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

1 mês ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

1 mês ago

Mercedes-Benz Actros Evolution tem tecnologia de ponta

Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.

1 mês ago

Scania 30 G é o primeiro caminhão elétrico da marca no Brasil

Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…

1 mês ago