Marca apresentou em seminário seu novo projeto que está em desenvolvimento
No último dia 16 de maio, a Marcopolo Rail, divisão especializada em trens da renomada Marcopolo S.A., marcou presença no Seminário VLT – Mobilidade e Requalificação Urbana, organizado pelo Instituto de Engenharia em São Paulo. Durante o evento, a empresa revelou seu mais recente projeto em desenvolvimento: o Prosper VLT Hybrid.
Este novo veículo, projetado como uma resposta sustentável para o transporte urbano e intercidades, integra a eficiência dos motores diesel e elétrico para alcançar um desempenho superior na operação, sem comprometer a preservação ambiental e a sustentabilidade.
“A Marcopolo Rail está apta a desenvolver e produzir localmente sistemas ferroviários adaptados à demanda potencial do mercado brasileiro e latino-americano”, comentou Petras Amaral Santos, gerente executivo da unidade de negócios. “A disponibilidade de um produto moderno, sustentável e fabricado no Brasil é crucial para o crescimento e a consolidação da indústria nacional de material rodante e sua cadeia de fornecimento”.
O Prosper VLT Hybrid é um veículo versátil que oferece conforto, segurança e design moderno aos usuários, ao mesmo tempo em que apresenta custos de implantação e operacionais reduzidos. Equipado com um powertrain híbrido, o veículo possui um motor elétrico de tração, baterias de íons de lítio, conversão de tração e motor diesel com pós-tratamento dos gases de escape.
Além disso, o Prosper VLT Hybrid é capaz de operar em ambas as direções, com plataforma de embarque de 1,1m de altura, e pode ser produzido em diferentes bitolas de acordo com as necessidades do cliente operador. O veículo também oferece uma série de comodidades aos passageiros, incluindo sistema de ar-condicionado, poltronas ergonômicas e uma ampla gama de opcionais.
Com três modos de operação – totalmente elétrico, apenas com motor diesel ou combinando ambos – o Prosper VLT Hybrid apresenta um motor diesel de 315 kW de potência e um motor elétrico com potência máxima de 400 kW. Seu sistema de gerador de partida e conversor de frequência permite uma adaptação dinâmica ao perfil da via, enquanto a energia cinética gerada durante a frenagem é armazenada e reutilizada para movimento no modo 100% elétrico, destacando seu compromisso com a eficiência energética e a redução de emissões.
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