Marcopolo registra crescimento de 43,4% no 2° trimestre de 2024

Receita líquida atinge R$ 1,9 bilhão com expansão em todos os segmentos de produtos e operações internacionais

MARCOPOLO REALIZA INÉDITO CRASH TEST TRASEIRO COM ÔNIBUS ELÉTRICO ATTIVI INTEGRAL
Foto | Marcopolo/Divulgação

A Marcopolo alcançou uma receita líquida de R$ 1,9 bilhão no segundo trimestre de 2024 (2T24), um aumento de 43,4% em relação ao mesmo período de 2023 (2T23). Esse resultado reflete o melhor desempenho do mercado em todos os segmentos de produtos, com crescimento no volume de vendas e produção. A produção consolidada da empresa foi de 3.998 unidades, representando um crescimento de 32,8%. No Brasil, foram produzidas 3.355 unidades, um aumento de 36,4% em comparação ao 2T23, enquanto no exterior a produção atingiu 643 unidades, 16,7% a mais do que no ano anterior.

A produção no 2T24 marca uma etapa significativa no processo de recuperação de volumes no mercado brasileiro, destacando-se os modelos rodoviários, que mantiveram uma carteira de pedidos saudável devido aos investimentos de clientes na renovação de frotas. Esse movimento é impulsionado pela crescente demanda de pessoas que optam por viajar de ônibus, tanto em trajetos de longa distância quanto no turismo e transporte público.

Buscamos alcançar resultados ainda melhores, para isso investimos continuamente no aprimoramento de nossos produtos, com soluções cada vez mais tecnológicas e sustentáveis. O setor de mobilidade está em constante evolução e, ao longo de nossos 75 anos de história, nos preparamos para acompanhar essas transformações

  • José Antonio Valiati, Diretor de Relações com Investidores

No 2T24, o lucro bruto foi de R$ 509,9 milhões, com margem de 26,1%, em comparação aos R$ 276,2 milhões e margem de 20,2% no 2T23. O EBITDA alcançou R$ 382,3 milhões no segundo trimestre de 2024, com margem de 19,5%. No 2T23, o EBITDA foi de R$ 158 milhões, com margem de 11,6%. Esses números são justificados pelo crescimento das vendas e a melhoria no desempenho das operações internacionais da empresa.

A Marcopolo também investiu na modernização de suas instalações industriais, incluindo uma nova Central de Inflamáveis em Caxias do Sul (RS), com um investimento de aproximadamente R$ 45 milhões, além do desenvolvimento de novos produtos, como os modelos elétricos. A empresa continua com a ampliação da fábrica em São Mateus (ES), que deve ser concluída no segundo semestre de 2024, onde serão instaladas linhas de montagem de chassis elétricos.

Caminho da Escola

No segundo trimestre de 2024, a Marcopolo entregou 959 veículos ao programa Caminho da Escola, sendo 500 micros e 459 modelos Volare. Com o grande volume de entregas, a empresa dedicou parte de sua linha de produção de ônibus urbanos para a fabricação de modelos escolares.

Atuação Internacional

As operações internacionais da Marcopolo também apresentaram números crescentes e consistentes. Na Austrália (Volgren), a produção local cresceu 40,9% no 2T24, alcançando 162 unidades. No México, houve um avanço gradual nas vendas de ônibus urbanos e rodoviários, incluindo o modelo G8, que passou a ser fabricado no país e tem entregas previstas para o final de 2024 e início de 2025.

Na África do Sul, a MASA apresentou um crescimento de 52,3% na produção, com 134 veículos fabricados no 2T24. Já na Argentina, a Metalsur registrou sinais de recuperação, com aumento nas unidades produzidas e entregues em comparação ao primeiro trimestre de 2024 (1T24). A empresa espera uma melhoria no desempenho nos próximos trimestres, impulsionada pela revitalização das frotas após anos de subrenovação.

“Diante dos números apresentados, projetamos bons resultados para o segundo semestre de 2024. Crescemos em comercialização de produtos e produção, recuperamos resultados nas operações internacionais e, agora, estamos focados em ampliar a eficiência operacional e a produtividade. Essas ações ampliarão o nosso nível de entregas, potencializando as margens e volumes de vendas”, pontua José Antonio Valiati.