Chegada do modelo eO500U ao mercado argentino marca um passo significativo rumo à eletromobilidade na América Latina
A Mercedes-Benz do Brasil deu um importante passo no avanço da eletromobilidade em veículos comerciais na América Latina com o lançamento do eO500U, o primeiro chassi de ônibus elétrico a baterias desenvolvido e produzido pela empresa em sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Este modelo inovador agora está disponível no mercado argentino.
VEJA TAMBÉM:
A Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina, subsidiária da Daimler Truck, iniciou sua jornada na eletromobilidade com o lançamento do eO500U, atendendo à crescente demanda por transporte urbano sustentável. A companhia alemã busca liderar a transformação rumo à sustentabilidade e enfrentar os desafios do futuro com a visão de zero emissões, com os veículos elétricos sendo parte fundamental deste compromisso.
No início de julho, a sede do Centro de Treinamento Mercedes-Benz em Tortuguitas, na Província de Buenos Aires, foi palco de um evento de apresentação do eO500U. O Secretário de Transportes da Nação, Dr. Franco Mogetta, destacou a importância do lançamento: “Comemoramos e valorizamos o anúncio feito pela Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus, o que para nós é muito importante. Vamos acompanhá-los e eliminar todo tipo de obstáculos e regulamentações excessivas para que o setor possa se desenvolver da melhor forma. É um desafio e tanto, mas já estamos trabalhando nisso, contemplando esse tipo de veículo para que a regulamentação permita a utilização desses elétricos que a empresa está lançando”.
O eO500U, que já circula pelas ruas de São Paulo, é um marco no desenvolvimento da eletromobilidade, proporcionando uma solução sustentável e confiável para o transporte urbano. Segundo Sebastián Gysin, Diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz Argentina, “O chassi do ônibus elétrico é um marco, o início de uma transformação rumo à visão de emissões zero. Concentramos todos os nossos esforços no desenvolvimento da mobilidade elétrica para enfrentar os desafios do amanhã”.
Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, também enfatizou a importância do eO500U para a região: “Até dezembro do ano passado, produzimos 50 unidades do modelo para a cidade de São Paulo e, este ano, as entregas continuam na capital. Ou seja, nosso ônibus elétrico está cada dia mais presente nas vias e no sistema de transporte coletivo urbano da capital paulista, que é referência para outras metrópoles”.
Autonomia e Inovações Tecnológicas
O eO500U conta com cinco módulos de bateria que proporcionam uma autonomia de 250 quilômetros, atendendo todas as necessidades do transporte urbano. O sistema de carregamento é plug-in e o tempo de carga total é de três horas, utilizando a mesma tecnologia dos ônibus elétricos Mercedes-Benz eCitaro na Europa. Equipado com dois motores elétricos integrados ao eixo traseiro, freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia, o veículo oferece uma experiência de condução suave, confortável e silenciosa.
Com peso bruto total de 21,2 toneladas e capacidade para carroçarias de até 13,2 metros de comprimento, o eO500U é ideal para centros urbanos, seguindo a tendência mundial da eletromobilidade. “Este moderno veículo, especialmente indicado para centros urbanos, foi desenvolvido para o Brasil e para a América Latina, passando a fazer parte do portfólio mundial multissoluções da Daimler Buses para os clientes”, destaca Achim Puchert.
Suporte na Transição para a Eletromobilidade
A Mercedes-Benz do Brasil está comprometida em apoiar seus clientes na transição para os veículos elétricos. “Juntamente com nossos clientes e parceiros, iremos construir as melhores oportunidades nesse novo cenário de transformações tecnológicas, o que demanda um novo olhar para o dia a dia da operação”, afirma Achim Puchert. “Eles terão nossa total dedicação para esse momento em que vão adotar a nova tecnologia. Estaremos com os clientes em todo o novo ciclo do nosso veículo, afinal, eles também vão entrar nessa nova era conosco, sempre visando a eficiência tecnológica e de custos operacionais que irá garantir a viabilidade dessa solução para as empresas de transporte de passageiros”.
O Mercedes-Benz eO500U se tornará um pilar essencial para a mobilidade sustentável nas cidades da região, contribuindo ativamente para um ecossistema completo de eletromobilidade. Com uma equipe de eMobility centralizando todas as ações ligadas ao novo produto e segmento de mercado, a Mercedes-Benz do Brasil reafirma seu compromisso com a qualidade, a confiabilidade e um futuro sustentável.
Comentários