Mercedes-Benz Ônibus

Mercedes-Benz: ônibus fabricado no Brasil roda 2.000.000 de km na Guatemala

Motor OM 457 LA do ônibus da marca alemã só fez as manutenções preventivas e uso de peças genuínas

Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

A empresa Litega que opera na Cidade da Guatemala alcançou a marca de dois milhões de quilômetros com ônibus Mercedes-Benz. O modelo rodoviário O 500 RS que usa motor Mercedes-Benz OM 457 LA  alcançou a marca sem precisar de manutenções corretivas. 

O motor OM 457 equipa um chassi O 500 RS 1636, com carroceria Marcopolo G6 para 46 passageiros que opera na rota da Cidade da Guatemala até a região de Izabal. O modelo foi vendido à Litegua em 2006, realizando, desde então, apenas manutenções preventivas e revisões regulares. Ou seja, essa alta quilometragem foi alcançada sem precisar abrir o motor para qualquer tipo de reparo.

Produzidos pela Mercedes-Benz do Brasil para o mercado interno e exportados para cerca de 50 países, os motores da Família OM 400 têm longa tradição nos segmentos de ônibus e caminhões pesados por toda sua qualidade e longa vida útil. São mais de 30 anos de produção na fábrica de São Bernardo do Campo, sempre evoluindo e recebendo atualizações e aperfeiçoamentos para continuar assegurando eficiência e confiabilidade aos clientes.

Nessas mais de três décadas, os motores pesados da Família OM 400 produzidos no Brasil também foram fornecidos para unidades da Mercedes-Benz Trucks na Alemanha, Estados Unidos e México, destacando-se pelo excelente desempenho, baixo consumo de combustível e emissões compatíveis com as legislações ambientais de cada país.

A alta quilometragem obtida pelo motor OM 457 LA do modelo O 500 RS 1636 da Litegua foi motivo de celebração por ocasião de uma visita de executivos da empresa à fábrica de São Bernardo do Campo. O grupo esteve no Brasil a fim de fortalecer o relacionamento e conhecer a Linha de Produção 4.0 de Chassis de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, a mais moderna do setor e referência em inovação, tecnologia, conectividade, Internet das Coisas, logística, ergonomia e qualidade de vida no trabalho.

“Foi um prazer e uma imensa satisfação poder apresentar ao cliente nosso alto padrão industrial e sua capacidade produtiva, além do nosso moderno e amplo portfólio de produtos, que atende às mais diversas demandas de vários países”, afirma Jens Burger. “Isso reafirma a importância da unidade brasileira para os negócios da Daimler Truck. A Mercedes-Benz do Brasil é líder histórica em vendas para o mercado interno, é a maior exportadora de veículos comerciais do País e é também o Centro Mundial de Competência da Daimler Truck para desenvolvimento de chassis de ônibus Mercedes-Benz”.

A satisfação do cliente com os ônibus rodoviários da marca Mercedes-Benz foi reafirmada por Oscar Guerra, proprietário da Litegua. “Seguimos muito confiantes no O 500. Tanto que já adquirimos duas unidades do novo modelo rodoviário lançado há dois meses para países da América Latina, que foi testado sob condições rigorosas em elevadas altitudes e temperaturas, visando assegurar força, robustez, durabilidade, segurança e conforto, fatores essenciais para que nossa empresa continue oferecendo um serviço de transporte cada vez melhor à população da Guatemala”.

O excepcional desempenho dos motores OM 457 LA, aliado à boa relação entre a Litegua e o representante Inchcape Guatemala, possibilitaram a compra pelo cliente de duas unidades do chassi Novo O 500, equipados com motor OM 460 LA e desenvolvido para aplicações de montanha, com o qual se espera um melhor consumo de combustível nessas operações. Estes são os dois primeiros ônibus Novo O 500 de toda América Central

Augusto França, gerente de Vendas e Marketing Bus Regional Center Daimler Latina

Segundo o executivo, o sucesso obtido pela Litegua se apoia nas revisões programadas e no treinamento que o grupo concede aos seus motoristas. “O resultado alcançado se deve também à preocupação que o cliente tem de sempre adquirir peças genuínas da marca e de fazer as trocas de óleo necessárias com antecedência, além de realizar as revisões seguindo o manual de manutenções. A regularidade das trocas e as análises do óleo, que são feitas em suas próprias unidades, permitem controlar o desgaste e a perda da viscosidade. Todo esse cuidado, especialmente com peças de reposição, faz com que o motor tenha uma vida útil mais longa”, diz Jens Burger.

Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

A Litegua conta hoje com cerca de 200 ônibus em sua frota, dos quais 80% são da marca Mercedes-Benz. “Nosso bom relacionamento com o cliente vem de uma longa história com mais de 30 anos, resultando num nível de satisfação elevado que pode ser comprovado na preocupação que a empresa guatemalteca tem de sempre renovar e ampliar sua frota com veículos Mercedes-Benz”, afirma Mauricio Yamamoto, managing director Bus Regional Center Daimler Latina.

Redação

Recent Posts

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

3 semanas ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

1 mês ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

1 mês ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

1 mês ago

Mercedes-Benz Actros Evolution tem tecnologia de ponta

Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.

1 mês ago

Scania 30 G é o primeiro caminhão elétrico da marca no Brasil

Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…

1 mês ago