Transporte coletivo na cidade Hannover será eletrificado pelo Mercedes-Benz eCitaro
A Mercedes-Benz lançou no mercado europeu uma nova versão para o ônibus eCitaro, que chega com baterias de maior autonomia. O veículo elétrico está no mercado há três anos. Uma das primeiras empresas de transporte a apostar no modelo é a Üstra, de Hannover, que encomendou 48 unidades do modelo.
Segundo a Mercedes, os veículos, que irão compor a frota da empresa, serão utilizados no projeto de eletrificação do transporte coletivo na capital da Baixa Saxônia. A princípio serão 30 unidades com carroceria padrão e outras 18 articuladas.
“Estamos muito felizes que a Üstra tenha escolhido o eCitaro G da Mercedes-Benz com a nova geração de baterias para compor a sua frota”, afirma Mirko Sgodda, chefe de Marketing, Vendas e Serviços ao Cliente da Daimler Buses. “Nossos ônibus urbanos de alta tecnologia, além de mais seguros, se tornam ainda mais ecologicamente corretos e confortáveis, constituindo um marco significativo de progresso rumo a melhora da qualidade de vida nas cidades”.
Os primeiros eCitaro já estão operando desde setembro do ano passado. Com o objetivo de tornar a sua frota 100% elétrica, a empresa pretende colocar os 48 novos veículos em circulação na cidade de Hannover até 2023. Essa mudança pode economizar 3.800 toneladas de CO2 a cada ano. Além disso, ao mesmo tempo em que os ônibus vão entrando em operação, os pontos finais dos trajetos das linhas serão equipados com toda a infraestrutura necessária de carga, e as garagens serão adaptadas para acomodar os processos de logística da manutenção para os ônibus elétricos.
Denise Hain, chefe de operações da Üstra, afirma que os novos ônibus são muito importantes para a mobilidade ecologicamente correta de Hannover. “O eCitaro G da Mercedes-Benz, de última geração, contribuirá para a proteção do clima e auxiliará na transição do meio de transporte para veículos mais silenciosos, menos poluentes e sem motores de combustão”.
Os dois ônibus eCitaro G, com as novas baterias de lítio-íon, apresentam uma capacidade cerca de um terço maior do que as da geração anterior, de maneira que a autonomia entre as paradas para recarga aumentou consideravelmente. Equipados com dez grupos de baterias que proporcionam uma eficácia total de 330 kWh, eles trazem pantógrafos instalados no teto, que permitem o carregamento enquanto estiverem fora da garagem. Em termos de tecnologia de segurança ativa, os veículos são equipados com Assistente Ativo de Frenagem (Active Brake Assist), Assistente de Proteção Lateral (Side Guard Assist) e o ATC (Articulation Turntable Controller), sistema de proteção da articulação do veículo que evita o “efeito L”. Essa função é parecida com a do ESP. Além disso, ele também traz uma câmera e sinal de alarme de ré a fim de impedir acidentes nas manobras.
Os ônibus totalmente elétricos, muito além da tecnologia, também trazem itens voltados ao bem-estar dos passageiros. Quatro portas duplas garantem mais fluidez no embarque e desembarque, apresentando faixas de luzes verdes ou vermelhas em LED que destacam as bordas do piso nas entradas. Na segunda porta do veículo há uma rampa desdobrável operada eletricamente, oferecendo mais acessibilidade aos passageiros com mobilidade reduzida. Já a parte interna garante o conforto ao fornecer assentos e encostos de bancos estofados, ar condicionado, espaço reservado para cadeiras de rodas e carrinhos de bebê no entorno das portas, monitores duplos que exibem informações sobre o itinerário, entradas USB ao longo do veículo e Wi-Fi.
Para o posto do motorista há um sistema separado de ar condicionado e banco aquecido e climatizado com apoio lombar ajustável eletricamente. O espelho retrovisor interno e a cortina também são de ajuste elétrico. A tecnologia EDF (Eco Driver Feedback) contribui para um estilo de condução econômico, visando atingir a máxima eficiência quanto ao consumo de energia. Câmeras de vídeo monitoram as áreas das portas e o compartimento dos passageiros, promovendo ainda mais sensação de segurança para o profissional do volante.
Comentários