Coletivo elétrico será avaliado na capital do estado do Paraná
A Volvo deu início a uma operação inédita em Curitiba, onde está localizada a sede das operações da marca na América Latina. A iniciativa envolve a circulação de ônibus biarticulados elétricos, veículos ideais para metrópoles com sistemas BRT (Bus Rapid Transit) que buscam eficiência e descarbonização no transporte de passageiros. Após Curitiba, os veículos também circularão em Bogotá, na Colômbia, e na Cidade do México.
Os biarticulados elétricos são caracterizados por zero emissões de CO2, posicionando-se como uma solução sustentável para o transporte de massa. Com o maior chassi elétrico da Volvo no mundo, esses ônibus prometem alta eficiência e uma significativa redução nos custos de implantação e operação em comparação com sistemas de metrô.
“Um BRT com esses veículos é capaz de transportar a mesma quantidade de passageiros que um metrô, mas com custos de implantação e operação muito menores, além de zero emissões”, afirma André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina. Os chassis serão produzidos no complexo industrial da Volvo em Curitiba e estarão disponíveis para exportação para diversas cidades que operam sistemas BRT.
Mantendo as características dos seus antecessores a diesel, os biarticulados elétricos utilizam o mesmo quadro de chassi, eixos e suspensão robusta, agora equipados com um trem de força elétrico do Grupo Volvo. O motor central, localizado entre o primeiro e o segundo eixos, melhora a distribuição de carga e permite um salão completamente livre para passageiros. Com carrocerias de 28 metros, a capacidade de transporte chega a 250 passageiros.
“Estamos conciliando a base mecânica consagrada dos nossos biarticulados a diesel com a mais moderna tecnologia de ônibus elétricos Volvo”, explica Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade ônibus da Volvo na América Latina. Com vasta experiência, a marca possui mais de 6.000 ônibus elétricos e híbridos em operação no mundo.
Os biarticulados elétricos estão equipados com dois motores de 200 kW cada, totalizando 400 kW (equivalente a 540 cv), e uma caixa de câmbio automatizada de duas velocidades baseada na transmissão Volvo I-Shift. Este conjunto assegura melhor capacidade para vencer aclives, menos vibração e maior vida útil, reduzindo os custos de manutenção.
Os veículos podem ser equipados com até oito baterias, somando 720 kWh de capacidade total e oferecendo autonomia de até 250 km. O tempo de recarga total varia entre 2 e 4 horas, dependendo da potência da estação de carregamento. Há ainda a opção de carregador no teto para recargas rápidas em terminais BRT ao longo do dia.
“A Volvo conseguiu equilibrar a autonomia necessária com a mesma capacidade de passageiros e configuração de portas dos atuais biarticulados a diesel, oferecendo um grande benefício para os operadores de transporte e para a população, com zero emissões e ruído”, destaca Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo Buses.
A eletrificação dos biarticulados é mais uma contribuição da Volvo para a evolução dos sistemas BRT, com foco na eliminação de emissões de CO2 no transporte de massa. “Desde o início, o biarticulado Volvo trouxe alta eficiência no transporte de passageiros com menos emissões. Agora, com veículos 100% elétricos, vamos eliminar completamente os gases de efeito estufa”, afirma Alexandre Selski.
A Volvo tem uma meta global de reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa até 2030 e 100% até 2040. Com zero emissões, os ônibus elétricos são fundamentais para alcançar essa meta. “Com a validação da versão elétrica do nosso biarticulado, estamos fortalecendo nosso compromisso com um transporte 100% seguro, eficiente e livre de CO2”, conclui André Marques.
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