Volvo Ônibus

Curitiba inicia operação de ônibus biarticulado elétrico da Volvo

Coletivo elétrico será avaliado na capital do estado do Paraná

Foto | Rodolfo Buhrer/La Imagem/Volvo/Divulgação – Ônibus Volvo Biarticulado elétrico será avaliado em Curitiba (PR)

A Volvo deu início a uma operação inédita em Curitiba, onde está localizada a sede das operações da marca na América Latina. A iniciativa envolve a circulação de ônibus biarticulados elétricos, veículos ideais para metrópoles com sistemas BRT (Bus Rapid Transit) que buscam eficiência e descarbonização no transporte de passageiros. Após Curitiba, os veículos também circularão em Bogotá, na Colômbia, e na Cidade do México.

Os biarticulados elétricos são caracterizados por zero emissões de CO2, posicionando-se como uma solução sustentável para o transporte de massa. Com o maior chassi elétrico da Volvo no mundo, esses ônibus prometem alta eficiência e uma significativa redução nos custos de implantação e operação em comparação com sistemas de metrô.

“Um BRT com esses veículos é capaz de transportar a mesma quantidade de passageiros que um metrô, mas com custos de implantação e operação muito menores, além de zero emissões”, afirma André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina. Os chassis serão produzidos no complexo industrial da Volvo em Curitiba e estarão disponíveis para exportação para diversas cidades que operam sistemas BRT.

Mantendo as características dos seus antecessores a diesel, os biarticulados elétricos utilizam o mesmo quadro de chassi, eixos e suspensão robusta, agora equipados com um trem de força elétrico do Grupo Volvo. O motor central, localizado entre o primeiro e o segundo eixos, melhora a distribuição de carga e permite um salão completamente livre para passageiros. Com carrocerias de 28 metros, a capacidade de transporte chega a 250 passageiros.

Foto | Rodolfo Buhrer/La Imagem/Volvo/Divulgação – Ônibus Volvo Biarticulado Elétrico

“Estamos conciliando a base mecânica consagrada dos nossos biarticulados a diesel com a mais moderna tecnologia de ônibus elétricos Volvo”, explica Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade ônibus da Volvo na América Latina. Com vasta experiência, a marca possui mais de 6.000 ônibus elétricos e híbridos em operação no mundo.

Os biarticulados elétricos estão equipados com dois motores de 200 kW cada, totalizando 400 kW (equivalente a 540 cv), e uma caixa de câmbio automatizada de duas velocidades baseada na transmissão Volvo I-Shift. Este conjunto assegura melhor capacidade para vencer aclives, menos vibração e maior vida útil, reduzindo os custos de manutenção.

Os veículos podem ser equipados com até oito baterias, somando 720 kWh de capacidade total e oferecendo autonomia de até 250 km. O tempo de recarga total varia entre 2 e 4 horas, dependendo da potência da estação de carregamento. Há ainda a opção de carregador no teto para recargas rápidas em terminais BRT ao longo do dia.

“A Volvo conseguiu equilibrar a autonomia necessária com a mesma capacidade de passageiros e configuração de portas dos atuais biarticulados a diesel, oferecendo um grande benefício para os operadores de transporte e para a população, com zero emissões e ruído”, destaca Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo Buses.

A eletrificação dos biarticulados é mais uma contribuição da Volvo para a evolução dos sistemas BRT, com foco na eliminação de emissões de CO2 no transporte de massa. “Desde o início, o biarticulado Volvo trouxe alta eficiência no transporte de passageiros com menos emissões. Agora, com veículos 100% elétricos, vamos eliminar completamente os gases de efeito estufa”, afirma Alexandre Selski.

A Volvo tem uma meta global de reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa até 2030 e 100% até 2040. Com zero emissões, os ônibus elétricos são fundamentais para alcançar essa meta. “Com a validação da versão elétrica do nosso biarticulado, estamos fortalecendo nosso compromisso com um transporte 100% seguro, eficiente e livre de CO2”, conclui André Marques.

Redação

Recent Posts

Giratur renova frota com veículo Fly 10 da Série 25 anos

Operadora de transporte de Caxias do Sul adquire unidade número 25 de modelo comemorativo.

5 horas ago

Empresas apresentam o primeiro caminhão 8×4 teleoperado do Brasil

Inovação promete aumentar a produtividade e segurança em áreas de risco e descomissionamento de barragens.

1 dia ago

Mercedes-Benz amplia portfólio com novo chassi OF 1621 de ônibus

Mercedes-Benz OF 1621 é o único no mercado que foi desenvolvido especificamente para o fretamento…

2 dias ago

Manaus ganha uma das maiores concessionárias Volare do Brasil

A Macrobus inaugurou uma nova unidade em Manaus, Amazonas, considerada uma das maiores concessionárias Volare…

3 dias ago

Caminhões Mercedes-Benz Atego ganham espaço na frota da Fermaq

Caminhão teve seu visual renovado recentemente com linhas inspiradas no Mercedes-Benz Actros.

4 dias ago

Bradesco Seguros anuncia novidades no seguro caminhão

A Bradesco Seguros, especializada em seguros de veículos de carga, anunciou recentemente mudanças significativas para…

5 dias ago