Veículos modernos irão operar nas rotas de Brasília, interligando a capital federal às cidades de Taguatinga e Ceilândia
A Auto Viação Marechal, uma das principais prestadoras de transporte de passageiros no Distrito Federal, acaba de adquirir novos ônibus Volvo B320R para operar nas rotas que interligam Brasília às cidades satélites de Taguatinga e Ceilândia, áreas densamente povoadas. Esses veículos vão ampliar a frota da empresa, que já opera 144 linhas no DF.
VEJA TAMBÉM:
Com 478 ônibus em circulação atualmente, a Marechal transporta cerca de 145 mil passageiros por dia nas regiões da Bacia 4, que atendem as populações de Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Guará I, II e parte do Park Way.“Temos compromisso com um transporte público urbano moderno e de qualidade. Por isso, investimos sempre em ônibus de alto padrão”, diz Ângelo Gulin, conselheiro da Auto Viação Marechal.
Os novos ônibus são da mais recente geração de chassis diesel da Volvo. “Lançamos o B320R no ano passado e o modelo está sendo muito bem aceito. Ele eleva ainda mais o padrão dos chassis Volvo em alta tecnologia, segurança e excelente consumo de combustível”, afirma Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Buses.
O B320R é equipado com motor D8K Euro 6, que oferece 320 cv de potência e 1.200 Nm de torque, proporcionando uma condução silenciosa e suave, além de um consumo de combustível ainda mais eficiente que a versão anterior. Com um projeto similar ao dos caminhões VM, o motor oferece ampla disponibilidade de peças nas concessionárias Volvo e mão de obra especializada para manutenção.
Seguindo a visão de segurança “Zero Acidentes” da marca, o modelo inclui tecnologias avançadas, como freios EBS de 5ª geração e freios a disco em todas as rodas. A suspensão é pneumática, e o chassi é fabricado com ligas leves, porém robustas e duráveis. “Além disso, o chassi é construído com ligas especiais, mais leves. E, mesmo com peso menor, é robusto e durável”, assegura Luciano Tedesco, gerente regional de vendas de ônibus da Volvo.
Os ônibus Volvo contam com carroceria Caio de 13,2 metros, capacidade para 81 passageiros, portas em ambos os lados, elevador para acessibilidade e ar-condicionado, garantindo conforto aos usuários.
O sistema de transporte público de Brasília, um dos maiores e mais complexos do Brasil, transporta cerca de 1,05 milhão de passageiros por dia. Com uma área extensa de 5.780 km² e população de quase 3 milhões de habitantes, as rotas exigem grandes deslocamentos para atender às necessidades dos usuários. Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF, o sistema opera com 2.914 ônibus, 933 linhas e realiza mais de 21 mil viagens diárias.
Comentários