Segundo a Volvo Buses, o chassi B510R é um salto em tecnologia, segurança e conectividade
A Volvo Buses lança na LatBus 2022 o novo chassi rodoviário B510R. A marca afirma que é o ônibus mais potente do Brasil e faz parte de uma linha de chassis recém apresentada na Europa. Os novos motores de 13 litros com emissões nível Euro 6, a nova geração da transmissão I-Shift e os diversos outros avanços reduzem o consumo de combustível em até 9%.
VEJA TAMBÉM:
É o ônibus mais potente, inovador e moderno que a Volvo já criou. Reflete todo o legado de inovação da marca e, mais uma vez, estabelece um novo patamar em veículos rodoviários em nosso continente
Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses América Latina.
De acordo com a Volvo, as atualizações deixaram o chassi ainda mais conectado, seguro e ambientalmente correto que seus antecessores. O motor e a caixa de câmbio são novos e os mesmos que equipam o consagrado Volvo FH, o caminhão o mais vendido do mercado brasileiro entre todas as categorias. “A maior comunalidade com a linha de caminhões da marca contribui para a introdução de novas tecnologias, ao mesmo tempo em que agiliza o fornecimento de componentes no pós-venda ao cliente”, observa Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus Volvo no Brasil.
O chassi Volvo B510R tem motor de 13 litros, com emissões reduzidas, atendendo às normas Proconve P8/Euro 6, que vigoram a partir de 2023. Ele possui a tecnologia Common Rail, que consegue maior pressão de injeção de combustível, fazendo com que a queima seja perfeita, gerando maior eficiência energética. Os veículos trazem também a conhecida tecnologia de Aceleração Inteligente Volvo, que entrega torque na medida exata para o melhor desempenho, com máxima economia. “Todo o trem-de-força e sua instalação foram projetados para garantir um menor consumo de combustível e um menor número de paradas para manutenção para todo o conjunto”, destaca Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas de ônibus da Volvo.
Outro aperfeiçoamento é a bomba de água eletrônica e um compressor de ar que desacopla quando não está trabalhando, trazendo um resultado ainda melhor. Além disso, os ventiladores do radiador e do Intercooler são elétricos e só são ligados, parcial ou totalmente, quando é necessário, reduzindo a perda mecânica e hidráulica.
A transmissão dos novos chassis é a renomada I-Shift, que em sua 7ª geração permite trocas de marcha ainda mais rápidas e suaves.
“Esse conjunto de inovações faz com que os novos chassis pesados Volvo Euro 6 sejam até 9% mais econômicos dos que seus antecessores, dependendo da topografia e rota. Ou seja: conseguimos conciliar baixas emissões com alta economia, em benefício de nossos clientes e também de todo o planeta”, assegura Paulo Arabian.
São muitos os aperfeiçoamentos feitos nos novos chassis. É o caso da separação, pela primeira vez, entre o radiador de água e o Intercooler, uma mudança que garantiu menor perda térmica. O desenho criativo feito pela engenharia da Volvo permitiu que o compartimento do motor mantenha temperaturas mais estáveis, fazendo com que o óleo tenha maior vida útil, proporcionando um intervalo de troca de fluídos de mais de 100 mil quilômetros, 30% a mais do que na geração anterior.
As inovações chegaram também ao posto de trabalho do motorista, com um novo painel de instrumentos totalmente digital, o mesmo dos caminhões Volvo FH, com mais de 90 funções. O motorista pode customizar três modos de visualização dos instrumentos, dependendo das informações que desejar priorizar.
O volante de couro é novo e o condutor tem agora os controles do piloto automático e do computador de bordo sem a necessidade de mover as mãos, podendo inclusive atender o telefone pelo sistema Bluetooth sem tirar a visão da estrada.
Os novos chassis também têm alternadores eletrônicos. Conectados entre si, eles têm vida útil maior e uma melhor eficiência de carregamento de bateria. Outra mudança ocorreu na arquitetura eletrônica, chamada Multiplex 3. Ela é totalmente nova, garantindo maior velocidade de dados e ainda maior eficiência no encarroçamento dos chassis.
Os novos ônibus têm ainda mais segurança, um valor fundamental da Volvo. O freio motor VEB (Volvo Engine Brake) tem agora 510hp, 30% a mais do que a versão anterior e continua sendo o mais potente em todo o mercado.
As consagradas tecnologias Volvo, como o Sistema de Segurança Ativa (SSA), Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) e freios à disco com sistema de controle eletrônico EBS de 5ª geração, continuam presentes na nova linha. Nessa geração de chassis, o SSA está habilitado também para carrocerias com para-brisa bipartido. Além disso, estão presentes todos os avanços recentes em segurança, como o “Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência”, “Aviso de Mudança de Faixa”, “Sinal de Alerta no Para-brisa”, “Piloto Automático Adaptativo” e o “Assento Vibratório”.
Adicionalmente, a Volvo oferece como opcional de segurança o sistema de Zonas de Segurança. Essa tecnologia, exclusiva da marca, utiliza dados de GPS para reduzir a velocidade automaticamente em áreas críticas como descidas de serra, curvas perigosas ou terminais rodoviários.
Outra novidade opcional nos novos chassis é o Volvo Dynamic Steering, um avançadíssimo sistema de direção criado pela marca, que controla a condução com alta precisão, mais suavidade ao volante e confere uma estabilidade maior ao veículo.
A nova geração de chassis rodoviários pesados Euro 6 da Volvo começa a ser entregue a partir de 2023. Serão versões 4×2, 6×2 e 8×2, nos modelos B380R, B420R, B460R e B510R. Na versão 4×2, a capacidade de carga é de 19,5 toneladas. Já na 6×2, é de 24,75 toneladas. Na versão 8×2, a capacidade chega a 29,25 toneladas.
Cooperativa de Medianeira adquire 80 veículos e reforça sua política de modernização da frota, alcançando…
Entrega do veículo marca início de um projeto de mobilidade urbana sustentável com 45 unidades…
Veículos modernos irão operar nas rotas de Brasília, interligando a capital federal às cidades de…
Novos modelos trazem economia de combustível, maior vida útil e tecnologias avançadas para o setor…
Novo sistema otimiza o custo operacional, aumenta a vida útil dos componentes e contribui para…
Iniciativa faz parte de estudo da Senatran e busca reduzir emissões de CO2 nas operações…