A JCB apresentou nessa quarta (5) quatro novas máquinas para complementar sua linha e diversificar seu portfólio. Foram três modelos novos de pá carregadeira, 426ZX, 427ZX e 437ZX, e uma nova escavadeira hidráulica, a JS220F. Esses lançamentos são frutos de investimentos feitos pela empresa em 2019 e serão fabricados na fábrica de Sorocaba (SP).
Os dois mercados onde os produtos novos serão introduzidos estão em expansão, só a categoria de pás carregadeiras representa 25% do mercado da linha amarela. Já o mercado florestal é o que mais cresce e só no Brasil deve receber por volta de R$ 32,9 bilhões em investimentos até 2023.
A JCB segue acreditando e investindo no mercado brasileiro e latino americano (…) E desta maneira, estamos ampliando o nosso portifólio oferecendo máquinas de qualidade e com as conhecidas características dos produtos JCB: potência, economia de combustível, alta produtividade e durabilidade nas mais variadas aplicações de nossos clientes.
José Luis Gonçalves, presidente da JCB
O modelo JS220F é uma novidade mundial da JCB e também é um projeto brasileiro. A nova máquina é baseada na linha JS 220 já existente e foi adaptada para o uso florestal. Esse modelo foi projetado para a colheita de toras curtas, o que representa 66% do mercado.
O destaque dentre suas capacidades é a capacidade de 26 toneladas de peso operacional. A escavadeira hidráulica foi projetada para receber todas as marcas de cabeçotes Harvester do mercado brasileiro. Pela operação florestal ser 24 horas, a máquina vem com tanque de combustível de 590 litros, linhas, filtros e radiador aprimorados e um pacote de iluminação com 11 lâmpadas de LED.
O chassi inferior foi aperfeiçoado para o uso florestal: lo lugar das esteiras de três garras entra uma nova de garras duplas de alta penetração, para melhor tração. Outra novidade são as estruturas de proteção interna e externa dos roletes inferiores, para eliminar o risco de desalinhamento. O rolamento de giro é especificação heavy duty.
A cabine recebeu melhorias para proteger o operador, policarbonato balístico de 19 mm substitui o vidro dianteiro e de 9 mm é usado no resto da cabine. A cabine em si atende o segundo nível das normas FOPS e ROPS, que são de quedas de material e de capotamento respectivamente.
A seção traseira da máquina possui uma gaiola de proteção, também chamada de “doghouse”, modular. Isso permite que em caso de dano apenas a parte avariada seja substituída. A tampa de acesso ao motor e as chapas de proteção na parte de baixo foram redesenhadas e agora usam aço mais grosso para proteger de impactos.
A JCB oferecia até então apenas uma pá carregadeira, o modelo 422ZX pertencente a Classe A (Carga de Tombamento máxima de 7.199 kg). Os três novos modelos vem para inserir a marca nas classes B (Carga de Tombamento máxima de 8.499 kg) e C (Carga de Tombamento máxima de 10.999 kg).
Começando pela Classe B, temos os novos 426ZX e 427ZX, ambos equipados com motor Cummins QSB 6.7 de 162 cv e transmissão ZF Powershift. As máquinas se diferem nas capacidades de operação: a 426ZX possui peso operacional de 12.849 kg carga de tombamento de 8.064 kg e caçamba padrão 2,1 m³. já o 427ZX possui peso operacional de 13.471 kg, carga de tombamento de 8.422 kg e caçamba padrão 2,3 m³.
O modelo maior 437ZX, da Classe C, utiliza o mesmo motor Cummins QSB, mas numa configuração de 175 cv. Seu peso operacional é de 15.266kg, a carga de tombamento é de 9.349 kg e a caçamba é padrão 2,7 m³. A 437ZX é maior e mais robusta que os outros modelos. Três tipos diferentes de eixo são oferecidos para as novas pás carregadeiras, um com diferencial aberto para a 426ZX e para os outros dois modelos o cliente pode escolher entre um com diferencial de deslizamento limitado ou com diferencial blocante.
Um operador trabalhando em um ambiente mais confortável é mais produtivo e sai menos cansado e estressado do trabalho. Para garantir isso a JCB equipa suas pás carregadeiras com ar condicionado, que climatiza a cabine através de vários dutos. O banco vem com suspensão mecânica e a suspensão a pneumática é opcional.
A cabine também possui um bom isolamento acústicos. O painel combina mostradores analógicos para funções essenciais e uma tela configurável com outros tipos de informações. A segurança também é importante e por isso as cabines atendem as normas ROPS e FOPS.
Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…
Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…
Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…
Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…
Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.
Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…