O ônibus conta com chassi da chinesa BYD e carroceria nacional da Marcopolo
A prefeitura de São José dos Campos (SP) apresentou nessa segunda (10) o projeto de um ônibus articulado elétrico. o veículo foi feito para operar na Linha Verde, um corredor sustentável que vai interligar as regiões sul e leste ao centro da cidade. O ônibus utiliza chassi da BYD, que é atualmente líder mundial em produção de veículos elétricos.
O ônibus possui 22 metros de comprimento e tem capacidade para 168 passageiros, além de cadeirantes. Suas baterias são de fosfato ferro lítio (LifePO4) capazes de fornecer 250 km de autonomia. Elas ficam podem ser recarregadas por completo em apenas três horas. Os quatro motores elétricos são ligados diretamente aos eixos produzem uma potência total combinada de 804 cv.
São José é a primeira cidade do Brasil a criar um viário 100% não poluente, pois entendeu a importância de adotar ônibus elétricos como um aliado no combate às emissões de gases poluentes em larga escala. Além disso, quando a cidade implementa um corredor expresso, ela reorganiza o tráfego e tira mais ônibus a diesel de circulação, impactando diretamente na saúde da população
Marcello Von Schneider, Diretor da Divisão de Ônibus da BYD Brasil
A carroceria do ônibus será da Marcopolo, que também equipará os ônibus com a tecnologia BioSafe. Essa tecnologia é um pacote que consiste no sistema de UV-C de desinfecção do ar-condicionado, acabamentos com aditivos antimicrobianos nas superfícies de toque e estofamentos com aditivos antimicrobianos. O interior do ônibus também conta com telas exibindo informações para os passageiros e entradas USB.
Siga também as redes sociais do Autos Pesados
- Acompanhe o Autos Pesados no Instagram
- Curta nossa fanpage no Facebook
- Siga o Autos Pesados no Twitter
Comentários