Frotistas ou motoristas autônomos já compram pneus pesando em sua recapagem futura
A Goodyear divulga dicas de como um processo correto de recapagem para pneus de ônibus e caminhões pode aumentar a vida útil dos pneus. A marca diz que o processo é um grande aliado e muito seguro para prolongar a vida útil dos pneus e assim reduzir de forma significativa o custo para o transportador e motorista autônomo.
Recapagem
A Goodyear destaca alguns fatores relevantes na hora da recapagem, que é um dos meios mas mais eficazes de reduzir o custo por quilometro rodado para o transportador. Outro fator importante é que o valor médio de uma recapagem é por volta de um terço do preço de um pneu novo, mas entregando performance similar ao dos pneus novos. Vale reforçar que o processo também é totalmente seguro e confiável e que passa por certificações periódicas do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
A marca também lembra que a recapagem é um recurso ambiental mais correto, já que preserva os recursos naturais uma vez que o serviço consome um terço do volume de recursos naturais utilizados para se fabricar um pneu novo de caminhão.
Projetados para serem recapados
A Goodyear explica que todos seus pneus para caminhões saem de fábrica com sua estrutura projetada e dimensionada para receber várias recapagens. A família de pneus Max Series, por exemplo, usam novas tecnologias de construção da carcaça, contam com quatro cintas de aço que proporcionam durabilidade e robustez. A linha Max Series oferece sete anos de garantia na vida total do pneu, independentemente do número de recapagens (quando recapados com produtos Goodyear).
Précuradas
O fabricante de pneus oferece e disponibiliza para seus clientes bandas précuradas desenvolvidas especificamente para cada tipo de aplicação, com vários modelos que atendem todas os segmentos e cada aplicação seja eixos de tração ou livres.
A Goodyear conta com uma extensa rede de revendedores oficiais de pneus e recapadores autorizados em todo o Brasil. Para encontrar a melhor opção, é possível consultar a unidade mais próxima no portal da marca: http://goodyear.com.br/revendedores/.
O que avaliar antes de fazer a recapagem?
- Procure uma recapadora que seja certificada pelo INMETRO e que receba suporte e assistência técnica de um grande fabricante e de marca renomada;
- O processo de recapagem consiste em uma análise cuidadosa do pneu usado e um trabalho técnico meticuloso da carcaça. Conheça o recapador escolhido e como são controlados cada etapa nos processos de recapagem. Um recapador certificado pelo INMETRO segue padrões internacionais de qualidade,
- Após a analisado o pneu usado, denominado ‘carcaça’ se define o tipo de modelo da nova banda de rodagem que será aplicada de acordo com a nova utilização deste pneu recapado, depois a carcaça segue para a área de raspagem e preparação para receber a nova banda de rodagem.
- O recapador especializado pode lhe orientar quanto a correta aplicação do novo desenho da banda de rodagem ideal para o recapado em sua próxima vida, há bandas para eixo de tração e outras para aplicações em eixos livres;
- O número de recapagens a que um pneu pode ser submetido varia de acordo com as condições de uso e manutenção da pressão além tipo de aplicação a que foi e será submetido. Um pneu de caminhão ou ônibus de qualidade superior utilizado nas condições das estradas brasileiras e com boas condições de manutenção (pressão, alinhamento, balanceamento… emparelhamento) recebe em média duas recapagens dependendo muito do tipo de trabalho e manutenção.
1 Comment