Goodyear explica como a recapagem correta aumenta a vida útil dos pneus

Recapagem de pneus
Foto | Goodyear/Divulgação
Frotistas ou motoristas autônomos já compram pneus pesando em sua recapagem futura

A Goodyear divulga dicas de como um processo correto de recapagem para pneus de ônibus e caminhões pode aumentar a vida útil dos pneus. A marca diz que o processo é um grande aliado e muito seguro para prolongar a vida útil dos pneus e assim reduzir de forma significativa o custo para o transportador e motorista autônomo.

Recapagem

A Goodyear destaca alguns fatores relevantes na hora da recapagem, que é um dos meios mas mais eficazes de reduzir o custo por quilometro rodado para o transportador. Outro fator importante é que o valor médio de uma recapagem é por volta de um terço do preço de um pneu novo, mas entregando performance similar ao dos pneus novos. Vale reforçar que o processo também é totalmente seguro e confiável e que passa por certificações periódicas do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Pneu recapado
Foto | Goodyear/Divulgação

A marca também lembra que a recapagem é um recurso ambiental mais correto, já que preserva os recursos naturais uma vez que o serviço consome um terço do volume de recursos naturais utilizados para se fabricar um pneu novo de caminhão.

Projetados para serem recapados

A Goodyear explica que todos seus pneus para caminhões saem de fábrica com sua estrutura projetada e dimensionada para receber várias recapagens. A família de pneus Max Series, por exemplo, usam novas tecnologias de construção da carcaça, contam com quatro cintas de aço que proporcionam durabilidade e robustez. A linha Max Series oferece sete anos de garantia na vida total do pneu, independentemente do número de recapagens (quando recapados com produtos Goodyear).

Bandas Précuadas para recapagem Goodyear
Foto | Goodyear/Divulgação

Précuradas

O fabricante de pneus oferece e disponibiliza para seus clientes bandas précuradas desenvolvidas especificamente para cada tipo de aplicação, com vários modelos que atendem todas os segmentos e cada aplicação seja eixos de tração ou livres.

A Goodyear conta com uma extensa rede de revendedores oficiais de pneus e recapadores autorizados em todo o Brasil. Para encontrar a melhor opção, é possível consultar a unidade mais próxima no portal da marca: http://goodyear.com.br/revendedores/.

Banda de rodagem recapada
Foto | Goodyear/Divulgação

O que avaliar antes de fazer a recapagem?

  • Procure uma recapadora que seja certificada pelo INMETRO e que receba suporte e assistência técnica de um grande fabricante e de marca renomada;
  • O processo de recapagem consiste em uma análise cuidadosa do pneu usado e um trabalho técnico meticuloso da carcaça. Conheça o recapador escolhido e como são controlados cada etapa nos processos de recapagem. Um recapador certificado pelo INMETRO segue padrões internacionais de qualidade,
  • Após a analisado o pneu usado, denominado ‘carcaça’ se define o tipo de modelo da nova banda de rodagem que será aplicada de acordo com a nova utilização deste pneu recapado, depois a carcaça segue para a área de raspagem e preparação para receber a nova banda de rodagem.
  • O recapador especializado pode lhe orientar quanto a correta aplicação do novo desenho da banda de rodagem ideal para o recapado em sua próxima vida, há bandas para eixo de tração e outras para aplicações em eixos livres;
  • O número de recapagens a que um pneu pode ser submetido varia de acordo com as condições de uso e manutenção da pressão além tipo de aplicação a que foi e será submetido. Um pneu de caminhão ou ônibus de qualidade superior utilizado nas condições das estradas brasileiras e com boas condições de manutenção (pressão, alinhamento, balanceamento… emparelhamento) recebe em média duas recapagens dependendo muito do tipo de trabalho e manutenção.
Pneu recapado
Foto | Goodyear/Divulgação

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