Novo sistema otimiza o custo operacional, aumenta a vida útil dos componentes e contribui para operações mais sustentáveis
Os maiores caminhões da VW, os Meteor 28.480 e 29.530, agora contam com um novo diferencial: o freio retarder, que garante mais segurança, controle e eficiência às operações. Este sistema inteligente, disponível como opcional, já está ampliando a competitividade dos modelos e oferecendo maior durabilidade aos componentes dos veículos.
VEJA TAMBÉM:
O freio retarder é um sistema auxiliar de frenagem que reduz o desgaste dos freios de serviço, funcionando de forma independente. “Ao ser ativado, cria resistência hidráulica no eixo de saída da transmissão, aumentando de forma muito significativa a potência de frenagem e reduzindo a velocidade do veículo de forma suave e controlada”. O sistema se destaca em descidas prolongadas, com seis estágios de acionamento automáticos e opção de controle manual.
Além da segurança, o retarder proporciona benefícios operacionais, como menor desgaste de lonas e tambores de freio, além de maior eficiência nas viagens. “Os caminhões ficam menos tempo parados para reparo, tornando a frota mais eficiente e rentável”. Com a manutenção simples e a possibilidade de aumentar a velocidade média do veículo, o sistema também contribui para a economia de combustível e a redução de emissões.
Os Meteor equipados com o retarder também contam com um nível máximo inteligente de frenagem, que ajusta automaticamente a potência de frenagem com base na carga transportada, e controles de velocidade de cruzeiro, otimizando a experiência do motorista.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus reforça a aposta em tecnologia digital e conectividade com o pacote Highline, que inclui novo painel de instrumentos, central multimídia e a plataforma RIO, integrada ao ecossistema de serviços, garantindo mais disponibilidade e rentabilidade nas operações.
1 Comment