Smolka Transportes amplia frota com novos veículos da Ford Go Frotas

Solução por assinatura impulsiona o crescimento da empresa com foco em tecnologia, segurança e qualidade

ord Go Frotas fornece 10 Transit por assinatura para a Smolka Transportes
Foto | Ford/Divulgação – A Smolka foi uma das primeiras a adotar a E-Transit no Brasil e tem dobrado de tamanho anualmente desde 2023

A Smolka Transportes, com sede em São Paulo, reforçou sua operação com a aquisição de 10 novos veículos Transit Chassi, fornecidos pela Ford Go Frotas. Equipados com baús de 22 m³, os veículos serão utilizados no serviço de entrega last mile para grandes clientes do setor de e-commerce em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

Fundada em 2015 em Curitiba, a Smolka Transportes se destaca pelo crescimento acelerado. Atualmente, a empresa conta com 400 veículos e possui centros de distribuição em Porto Alegre, Goiânia, Brasília e Itajaí, além da sede em Alphaville, SP. Desde 2023, a empresa tem dobrado de tamanho anualmente.

A expansão da Smolka está alinhada às mudanças em sua estratégia de operação. Em 2022, 100% da frota era composta por veículos agregados. Hoje, 60% da frota é formada por veículos contratados por assinatura ou locação, enquanto os agregados representam apenas 40%. Essa transição permitiu maior previsibilidade operacional e melhor aproveitamento de recursos.

“O mercado de veículos de entrega tem uma frota antiga, de 10, 12 anos. Com a assinatura, usamos só veículos novos, que não dão problemas e garantem maior disponibilidade de serviço. É um grande benefício para o nosso cliente”, afirma Eduardo Smolka, CEO e fundador da empresa.

Outro diferencial destacado pela Smolka é a tecnologia embarcada nas Transit. “Comparada às concorrentes, a Transit é muito mais tecnológica, incluindo recursos como GPS embarcado. Ela tem equipamentos que ajudam realmente quem está fazendo a entrega na rua e os níveis de sinistro são muito menores”, diz Smolka.

A empresa também foi pioneira no uso da van elétrica Ford E-Transit no Brasil, com 100 unidades operando em sua frota há oito meses. O bom desempenho desse modelo contribuiu para a decisão de incluir também a versão diesel Transit Chassi, que deve ganhar maior participação na operação em 2025.

“Outro ponto que me chamou a atenção foi o atendimento do Ford Go Frotas e da Ford Sinal. Desde o primeiro contato até a entrega, o relacionamento foi muito bom e próximo, sem burocracia”, acrescenta o CEO.

A cultura corporativa da Smolka também prioriza a segurança e o treinamento de seus motoristas, um fator que ajuda na retenção de profissionais e na qualidade do serviço. “O nosso principal diferencial no mercado é como olhamos para o negócio. Ter um motorista bem treinado e educado, que roda todo dia e representa o nome do meu cliente lá na ponta, é o que traz a qualidade para o cliente final”, afirma Eduardo Smolka.

O modelo de assinatura do Ford Go Frotas oferece previsibilidade de custos e elimina preocupações com impostos, documentação, emplacamento, revisões e seguro. Com planos a partir de cinco unidades da Transit ou da Ranger, os contratos variam entre 12, 24 e 36 meses, com pacotes de rodagem de até 4.000 km mensais.

“Com a assinatura, o frotista tem previsibilidade de custos e pode investir o capital em outras áreas para a expansão do seu negócio”, explica Victor Coelho, supervisor de Mobilidade e Novos Negócios da Ford.