Marcopolo Ônibus cresce 1% no 1º trimestre e aposta em veículos de maior valor agregado

Fabricante entrega 32 ônibus elétricos para São Paulo e mantém otimismo com mercados internacionais e programa Caminho da Escola

MARCOPOLO CRESCE NAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS,
COM AVANÇO DE 68% NA RECEITA LÍQUIDA NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Foto | Marcopolo/Divulgação – A Companhia também se destacou nas exportações do Brasil, com avanço de 86,3% no período

A Marcopolo iniciou 2025 com leve crescimento na produção e foco em ônibus de maior valor agregado. No primeiro trimestre, a companhia fabricou 3.294 unidades, alta de 1% em relação ao mesmo período do ano passado. Desse total, 2.748 veículos foram produzidos no Brasil e 546 no exterior. A receita líquida atingiu R\$ 1,7 bilhão, avanço de 1,3% na comparação anual.

O mix de vendas no trimestre foi composto majoritariamente por ônibus rodoviários voltados ao fretamento, veículos urbanos leves, micro-ônibus e modelos da linha Volare. Entre os destaques, a fabricante entregou 32 unidades do Attivi, modelo 100% elétrico, para a cidade de São Paulo. A entrega faz parte de um lote maior previsto para continuar ao longo de 2025.

No cenário internacional, a Marcopolo registrou desempenho positivo em mercados estratégicos. Na Argentina, por meio da Metalsur, a empresa viu oportunidades crescentes no segmento de veículos rodoviários. Já as operações na Austrália (Volgren), México (Polomex) e África do Sul (MASA) mantiveram ritmo saudável de negócios nos primeiros meses do ano.

“Enxergamos boas oportunidades para o ano de 2025, com o crescimento de entregas de produtos com maior valor agregado, já a partir do 2T25. Aliado a isso, seguiremos em busca de negócios focados na descarbonização dos transportes, além de investimentos internos em automação industrial e melhorias em produtos já existentes”, afirmou Pablo Motta, CFO da Marcopolo.

No campo financeiro, a companhia registrou lucro bruto consolidado de R\$ 384,3 milhões no 1T25, com margem de 22,9%. No mesmo período de 2024, o lucro bruto havia sido de R\$ 385,3 milhões, com margem de 23,3%. O EBITDA caiu para R\$ 262 milhões, com margem de 15,6%, ante os R\$ 315,4 milhões e margem de 19% registrados no ano anterior.

Outro fator que impulsionou os resultados foi o programa federal Caminho da Escola. A Marcopolo entregou 692 ônibus no trimestre, sendo 523 micro-ônibus e 169 modelos Volare, fruto da licitação realizada em 2023. “Nossa expectativa é de que as entregas se mantenham constantes ao longo de 2025. Esse ritmo de entregas contribui com o desempenho da companhia no primeiro trimestre deste ano”, destacou Motta.