Marcopolo desenvolve ônibus articulado elétrico com a BYD

Veículo será entregue em março para a Linha Verde de São José dos Campos e tem autonomia de 250 quilômetros com uma carga das baterias

Foto | Marcopolo/Divulgação

A Marcopolo se prepara para lançar o primeiro ônibus elétrico urbano do Brasil. A encarroçadora gaúcha trabalha em parceria com a chinesa BYD no desenvolvimento de um veículo articulado, que já foi homologado.

Batizado de Attivi Express, o modelo será entregue em março para a Linha Verde de São José dos Campos (SP). Ele irá integrar a frota de ônibus da cidade e dará início à eletrificação do transporte público no país.

Foto | Marcopolo/Divulgação

O Marcopolo Attivi Express articulado é construído sobre o chassi D11B, com baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4), que garantem autonomia de até 250 quilômetros. Sua lotação máxima é de 168 passageiros (60 sentados e 108 em pé), além de espaço para cadeirante. O minhocão elétrico tem 22 metros de comprimento, largura total de 2,60 m e altura de 3,73 m.

“A adoção de veículos com tecnologia limpa será cada vez mais rápida e necessária para uma mobilidade urbana sustentável e que promova a preservação ambiental. A Marcopolo está já há alguns anos envolvida em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis de fontes renováveis, o que reforça a nossa expertise também neste segmento”, enfatiza o diretor Negócio Ônibus da Marcopolo, Rodrigo Pikussa.

Foto | Marcopolo/Divulgação

O Attivi tem design moderno com direito a faróis em full LED e um sistema composto por seis câmeras de alta definição que substituem os retrovisores. Segundo a Marcopolo, duas delas contam com infravermelho, e monitores que cobrem um campo de visão maior do que o espelho convencional, sem deixar pontos cegos, o que eleva a segurança da condução, assim com embarque e desembarque de passageiros.