Volvo lança chassi de ônibus B320R com motor D8K Euro 6

Novo chassi recebe o mesmo motor Euro 6 do caminhão VM que tem economia e desempenho como pontos fortes

Novo chassi Ônibus Volvo B320R
Foto | Volvo/Divulgação

A Volvo atualiza o chassi de ônibus B320R que recebe o motor D8K Euro 6 e o câmbio automatizado I-Shift. Ele pode ser aplicado em operações urbanas, rodoviárias e fretamento. 

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De acordo com a Volvo Ônibus, o novo chassi é altamente versátil e chega para reforçar o portfólio de ônibus da marca com motor traseiro. 

O chassi Volvo B320R pode receber carrocerias de até 13,2 metros de comprimento e 3,65 metros de altura.

O novo motor de 8 litros D8K Euro 6 rende potência de 320 cv e torque de 122,3 kgfm. As evoluções do motor o deixaram mais econômico no consumo de combustível e também na manutenção, dependendo da aplicação, o período de troca de óleo pode chegar até 100 mil quilômetros rodados. 

O Volvo B320 R pode ter o câmbio automatizado I-Shift de 7ª geração nos modelos rodoviários e nas aplicações urbanas, o cliente pode optar entre duas opções de transmissão automática, das marcas ZF ou Voith.

Em linha com a visão “Zero Acidentes”, ideal de futuro da marca com seus veículos, o novo chassi incorpora freios eletrônicos EBS de 5ª geração, freios a disco em todas as rodas e, na versão rodoviária, o ESP, controle eletrônico de estabilidade, é de série.

Novo chassi Ônibus Volvo B320R
Foto | Volvo/Divulgação

Outro destaque da versão rodoviária é o freio motor VEB300 com 300 cv de potência, já presente nos caminhões Volvo VM. Com o freio auxiliar retarder (item opcional) a potência de frenagem pode alcançar 900cv.

Embora tenha motor e transmissão novos, a manutenção do chassi B320R é bastante funcional. “Vários dos outros componentes já integram nossos chassis há muitos anos. Isso garante disponibilidade de peças e ampla experiência em serviços nas concessionárias Volvo. Como os demais chassis da marca, o B320R é muito robusto e eventuais manutenções podem ser executadas com rapidez, garantindo um rápido retorno à operação. É um ônibus de alta produtividade e rentabilidade para o operador”, assegura Arabian.

Chassi global

O chassi B320R é um modelo global e já era fornecido pela Volvo para mercados de exportação como Chile e Colômbia. “Neste ano, com a entrada em vigor da norma de emissões Euro 6, vimos uma excelente oportunidade de introduzi-lo também no Brasil. O mercado de ônibus segue em plena recuperação pós-pandemia. Um ambiente econômico melhor, com elevação no nível de crédito, sinalização de queda da taxa de juros e redução do desemprego favorece a demanda no deslocamento de pessoas por ônibus. Além disso, a Volvo está num momento muito positivo de vendas no país. No acumulado do ano, nossas entregas cresceram 68,5%. A introdução do chassi B320R ampliará ainda mais nossa oferta nos segmentos urbano e rodoviário de entrada”, finaliza Paulo Arabian.