VWCO e Taggen usam tecnologia IoT para gestão de pátio

Marca alemã usa Internet das Coisas para rastrear modelos na linha de produção e nos pátios

Volkswagen Caminhões e Ônibus e Taggen desenvolvem tecnologia IoT para gestão inteligente de pátio
Foto | Volkswagen/Divulgação – Volkswagen Caminhões e Ônibus e Taggen desenvolvem tecnologia IoT para gestão inteligente de pátio

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), em colaboração com a Taggen Industries & Services, lançou um projeto experimental em sua unidade fabril em Resende (RJ), empregando tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para uma gestão mais eficaz do pátio de veículos. O propósito principal deste projeto é integrar avanços tecnológicos visando simplificar a localização de caminhões e ônibus entre a linha de produção e os pátios externos, aprimorando os processos logísticos e otimizando o fluxo de produção.

VEJA TAMBÉM:

A VWCO está focada na digitalização de sua estratégia de manufatura. O projeto experimental busca consolidar estudos de iniciativas que possam aumentar a rapidez na fabricação de caminhões e ônibus Volkswagen, impulsionando a produtividade, conforme destacou Hugo Souza, diretor de Produção e Logística da VWCO.

Este projeto experimental engloba a implementação de um sistema exclusivo para identificação, monitoramento e rastreamento em tempo real dos veículos em produção, desde a linha de montagem até os pátios. Dada a vasta extensão de mais de 1 milhão de metros quadrados da fábrica da VWCO, a solução da Taggen precisou ser otimizada para atender às necessidades operacionais. A abrangência em comparação com a tecnologia anterior será quatro vezes maior, com uma redução significativa na demanda de infraestrutura, que agora é inferior a 10% da necessidade original.

Os dispositivos, denominados TaggenBeacons e com tecnologia totalmente nacional, são monitorados por antenas (Taggengateways) configuradas para operar continuamente, 24 horas por dia, sete dias por semana. Tudo está conectado a uma rede independente e alimentado por baterias com alta resistência às condições climáticas adversas, formando a estrutura do Sistema de Localização em Tempo Real (RTLS – Real Time Location System).

Os dados são integrados em uma plataforma em nuvem fornecida pela Taggen, permitindo que os profissionais da montadora possam acessar rapidamente a localização de seus veículos a qualquer momento e de qualquer dispositivo móvel.

Werter Padilha, CEO da Taggen, explicou que a colaboração com a Volkswagen Caminhões e Ônibus foi facilitada pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), que também são parceiros da startup no desenvolvimento de toda a solução do sistema. Parte dos recursos destinados a este projeto experimental vem do acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii) através de sua linha Rota2030.