Ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 ficam mais seguros

Mercedes-Benz agrega novas tecnologias de segurança aos ônibus rodoviários O 500 que os deixam com os mais seguros do Brasil

Mercedes-Benz O 500
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – A linha de chassis Mercedes-Benz O 500 para ônibus rodoviários inclui vários modelos para curtas, médias e longas distâncias

A Mercedes-Benz incorpora itens de segurança ao chassi rodoviário O 500 deixando-os como um dos mais seguros do Brasil. Entre os dez recursos tecnlógicos estão o ABA 5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência, o assistente de ponto cego e o controle inteligente do farol alto.

VEJA TAMBÉM:

De acordo com a Mercedes-Benz, o sistema de frenagem de emergência (ABA 5) intervém em caso de colisão iminente com veículos em movimento ou parados na via, além de reconhecer ciclistas e pedestres em movimento, que é a grande novidade dessa tecnologia. Primeiramente, o ABA 5 emite um alerta visual e sonoro para o motorista. Se não há reação, o sistema automaticamente realiza uma leve intervenção nos freios ou pode chegar até a uma frenagem de emergência, se for o caso. Isso reduz o risco de colisões e minimiza efeitos de um eventual acidente. Além disso, os freios permanecerão acionados após a parada total do ônibus, até que o motorista efetue algum comando no pedal de freio ou acelerador.

No caso do assistente de ponto cego (SGA), o sistema identifica o que acontece do lado direito do ônibus, detectando carros, motos, veículos em geral, ciclistas e pedestres, parados ou em movimento. A atuação do SGA resulta em mais segurança nas vias e mais tranquilidade para o motorista.

Segurança e comodidade para o condutor do ônibus também são garantidas pelo controle inteligente de farol alto (IHC). O sistema opera de forma autônoma e assim o motorista pode se concentrar ainda mais na via e no tráfego. O sistema utiliza a câmera do LDWS, possibilitando total integração com o farol do encarroçador.

A linha de chassis Mercedes-Benz O 500 para ônibus rodoviários inclui vários modelos para curtas, médias e longas distâncias, bem como para fretamento e turismo. A oferta inclui versões de tração 4×2, 6×2 e 8×2, tanto para carroçarias convencionais, como para High Decker e Double Decker.

Mercedes-Benz O 500
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

O notável pacote de avançadas tecnologias dos ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 ganhou 10 novos recursos na linha 2023:

  1. ABA5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência da Mercedes-Benz que detecta ciclistas e pedestres em movimento.
  2. SGA, assistente de ponto cego, que alerta o motorista quanto à presença de obstáculos do lado direito do veículo.
  3. IHC, controle inteligente de farol alto, o qual garante maior visibilidade e segurança para outros veículos na via.
  4. Transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas.
  5. Sistema auxiliar de freio Intarder, Retarder de última geração.
  6. Freio de estacionamento com comando eletrônico.
  7. ESS, sinalização de parada de emergência.
  8. Aviso de atar cinto de segurança para o motorista.
  9. Sistema de freio de porta aberta, que somente libera os freios com a porta de entrada fechada.
  10. Preparação para inibidor de partida.

11 itens de segurança já disponíveis para chassis de ônibus O 500 rodoviários:

  1. ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo.
  2. LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa.
  3. TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus.
  4. Piloto automático de velocidade.
  5. Sistema de auxílio em rampa.
  6. Top-Brake – sistema auxiliar de freio.
  7. Sistema anti-tombamento.
  8. EBS – sistema eletrônico de freios.
  9. ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente.
  10. ESP – controle eletrônico de estabilidade.
  11. Freio a disco ou tambor.