Volvo celebra 30 anos de seu ônibus biarticulado

Ônibus biarticulado da Volvo completa três décadas de operação no transporte de passageiro

Ônibus biarticulado Volvo celebra 30 anos de operação
Foto | Volvo/Divulgação – Em 1992 começaram a circular, em canaletas exclusivas do eixo Centro-Boqueirão

Há 30 anos, o ônibus biarticulado da Volvo Buses inovou numa operação revolucionároa em Curitiba (PR) mudando o cenário do transporte público urbano. Segundo a marca sueca, os biarticulados representaram um salto de capacidade e qualidade no deslocamento das pessoas em grandes cidades.

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Ainda de acordo com a Volvo Buses, foi seu ônibus biarticulado que deu ínicio ao BRT (Bus Rapid Transport), sistema de transporte rápido por ônibus que se espalhou pelo mundo nas últimas três décadas. Hoje, a Volvo está em BRTs de dezenas de países, com mais de 5 mil veículos da marca”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses na América Latina.

Os ônibus biarticulados contam com quatro eixos, duas articulações e alta capacidade de passageiros. O modelo atual da Volvo é o maior ônibus em operação no mundo. Dependendo da configuração da carroceria, pode ter até 30 metros de comprimento e capacidade para 300 passageiros.

Ônibus biarticulado Volvo celebra 30 anos de operação
Foto | Volvo/Divulgação – Com faixas exclusivas para ônibus, tarifa integrada e pré-paga e estações de embarque rápido em nível, estava criado o conceito do BRT

O pontapé inicial para criação do ônibus biarticulado nasceu de uma parceria entre a Volvo e Curitiba. No fim da década de 1980, a prefeitura da capital paranaense procurou a fabricante, que tem sua sede latino-americana na cidade, com a proposta de desenvolver um ônibus de capacidade ainda maior do que os já consagrados articulados Volvo de então.

Na década de 70, a prefeitura começou a criar a RIT, a Rede Integrada de Transporte. Primeiro, com o sistema de ônibus expresso. Em 1974, inaugurou o tráfego de coletivos em vias exclusivas. Na década de 1990 surge a linha direta, conhecida como ligeirinho, e as estações tubo, um dos ícones de Curitiba.

A prefeitura projetou o sistema não apenas para transportar pessoas, mas também conduzir o desenvolvimento urbano. A partir do planejamento para onde a cidade deve crescer, leva-se o sistema de transporte e, naturalmente, a região se desenvolve. Mas para cumprir esse objetivo e continuar crescendo, a RIT demandava veículos de altíssima capacidade. A Volvo então aceitou o desafio e em apenas nove meses desenvolveu o projeto. Em 1992 começaram a circular, em canaletas exclusivas do eixo Centro-Boqueirão, os primeiros 30 biarticulados com capacidade para 200 passageiros cada, e com 24,5 metros de comprimento.

Com faixas exclusivas para ônibus, tarifa integrada e pré-paga e estações de embarque rápido em nível, estava criado o conceito do BRT, que projetaria Curitiba para o mundo. Hoje, a RIT transporta mais de 1,3 milhão de passageiros por dia. São 250 linhas, 329 estações tubo, 22 terminais e 6,5 mil pontos de parada. A RIT vai além de Curitiba e integra outras 13 cidades à rede.