A Paccar, grupo que controla a marca DAF, divulgou seu balanço em que aponta lucro em 2020. Segundo a gigante dos transportes, ela obteve receita na casa de US$ 18,73 bilhões em 2020.
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São números abaixo do registrado em 2019 no mesmo período, quando anotou US$ 25,60 bilhões. Mesmo assim, o resultado foi positivo, ainda mais em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus que paralisou atividades em todo o mundo.
O lucro líquido do grupo foi de US$ 1,30 bilhão. E um dos fatores do bom desempenho foi o grande volume de entrega de veículos, assim como os serviços de pós-vendas, que mantiveram o faturamento em alta nos mercados em que a Paccar atua.
Uma forte recuperação na fabricação, início de construção de moradias, produção automotiva e gastos do consumidor na segunda metade de 2020 resultou em boa tonelagem de frete e demanda robusta por caminhões Kenworth e Peterbilt. As vendas no varejo da indústria de caminhões classe 8 nos EUA e Canadá foram de 216.500 unidades, em 2020. Kenworth e Peterbilt alcançaram uma participação de mercado de 30,1%”
Darrin Siver, vice-presidente sênior da Paccar
Para 2021, o grupo elevou sua meta de vendas. Só nos Estados Unidos, a expectiva era vender 250 mil caminhões. Agora, a Paccar subiu o sarrafo para 280 mil carros.
No mercado sul-americano nos segmentos acima de 16 toneladas a Paccar projeta atingir até 110 mil caminhões em 2021. No Brasil, a DAF alcançou 5,7% de participação no segmento acima de 16 toneladas em 2020. Foi o melhor desempenho da marca holandesa, desde que iniciou suas operações em 2012.
“A participação de mercado recorde da DAF Brasil reflete o aumento da demanda dos clientes pelos caminhões DAF XF líderes do setor lançados este ano”, disse Mike Kuester, vice-presidente assistente para a América do Sul.
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