Com zero emissões, as células de combustível alimentadas por hidrogênio permite gerar eletricidade a bordo gerando autonomia de até 1.000 km
A Volvo Trucks apresenta e começa a testar na Europa caminhões com células de combustível alimentadas por hidrogênio. Segundo a marca sueca a nova tecnologia gera eletricidade a bordo e veículos podem alcançar até 1.000 km, emitindo apenas vapor de água.
Nos mercados americano e europeu, a Volvo Trucks já comercializa caminhões elétricos a bateria. Os testes com clientes em operações reais começarão em alguns anos. A marca sueca aumentará suas opções neutras em CO2 até o fim desta década com os caminhões elétricos a célula de combustível movidos a hidrogênio.
Estamos desenvolvendo essa tecnologia há anos e é ótimo ver os primeiros veículos chegando com sucesso à pista de testes. A combinação de caminhões elétricos a bateria e caminhões elétricos a célula de combustível permitirá que nossos clientes eliminem completamente as emissões de CO2 de seus caminhões, independentemente do tipo de operação de transporte
Roger Alm, presidente da Volvo Trucks
De acordo com a Volvo, os caminhões elétricos à célula de combustível terão uma autonomia comparável a de muitos caminhões a diesel – até 1.000 km – e um tempo de reabastecimento inferior a 15 minutos. As duas células de combustível têm a capacidade de gerar 300 kW de eletricidade a bordo. e a comercialização na Europa está prevista ainda para década.
Eletricidade gerada a bordo
Células de combustível geram sua própria eletricidade a bordo a partir do hidrogênio, ao invés de carregarem de fontes externas. O único subproduto emitido é vapor de água.
Células de combustível Cellcentric
As células de combustível serão fornecidas pela Cellcentric – joint venture entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A Cellcentric construirá uma das maiores instalações da Europa para produção em série de células de combustível, especialmente desenvolvidas para veículos pesados.
Hidrogênio verde
A tecnologia de células de combustível ainda está em fase inicial de desenvolvimento e há muitos benefícios, mas com desafios à frente. Um deles é o fornecimento de hidrogênio verde* em larga escala. Outro é a infraestrutura de reabastecimento de veículos pesados, que ainda precisa ser desenvolvida.
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