Buser e similares devem acelerar mercado de ônibus, aponta Scania

A Scania apresentou seu plano estratégico para o período de 2021 a 2024. Entre as análises da marca sueca está o setor de ônibus, que a fabricante acredita que terá incremento este ano.

A Scania tem como apoio as previsões da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que prevê 13% de crescimento em 2021. A melhora, no entanto, não se trata de um achismo. Em 2020, o setor foi duramente impactado pela pandemia do Covid-19, que paralisou o setor de transportes.

Ônibus Scania GNV
Foto | Scania/Divulgação

Em 2020 a Scania emplacou 394 chassis de ônibus. Desse total, 383 foram de rodoviários, o que mostra que o setor de transporte urbano freou suas reposições de frota. Em 2019, foram licenciados 3.994 unidades, enquanto no ano passado esse número caiu para 3.162 carros. A Scania terminou o ano com 12,1%.

Para esse ano, a previsão de crescimento tem como base, além da reposição de frota, o crescimento de aplicativos de vendas de bilhetes, como Buser, 4Bus, ClickBus, dentre outros. Segundo a Scania, a disputa de mercado exigirá oferta de carros novos.

 O passageiro vai em busca de facilidades, agilidade, e quer ter uma experiência eficiente do começo ao fim da viagem. A disputa cresce e quem tiver a melhor frota, mais nova e confortável, vai se destacando. Por isso, será ainda maior a procura por soluções que aumentem a eficiência e reduzam os custos operacionais. E, a linha Scania oferece as melhores soluções ao cliente

Fábio D´Angelo, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania no Brasil