Lat.Bus 2022: Volvo mostra o chassi BZL para ônibus 100% elétrico

Volvo BZL está em exposição no estande da marca sueca na Lat.Bus 2022. Modelo pode ser equipado com 3 a 5 baterias de lítio

Chassi para ônibus elétrico Volvo BZL
Foto | Volvo/Divulgação – Com autonomia de até 300km, ideal para o ciclo urbano, as baterias do veículo podem ser recarregadas na garagem do operador no período noturno

Além do novo chassi B510R, a Volvo expôe na Lat.Bus 2022 o chassi global 100% elétrico para atuar no segmento de ônibus urbano. Segundo a marca sueca, o modelo é destinado para as cidades que planejam avançar em descarbonização e melhorar a qualidade do ar por meio de um transporte público eficiente. 

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O chassi Volvo BZL pode ser equipado com 3 a 5 baterias de lítio níquel cobalto óxido de alumínio (NCA) de 94kWh cada, dependendo da aplicação a que for destinado. O veículo está sendo exposto no estande da Volvo na LatBus, o maior evento de ônibus da América Latina, de 9 a 11 de agosto em São Paulo.

O BZL traz toda a nossa experiência em ônibus elétricos, que há anos circulam na Europa. Com esse novo chassi, poderemos contribuir para o transporte público sustentável também em outros mercados. Lançado globalmente em setembro passado, o BZL já tem unidades comercializadas no Reino Unido e Austrália.

Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses América Latina

Alta eficiência

Com autonomia de até 300km, ideal para o ciclo urbano, as baterias do veículo podem ser recarregadas na garagem do operador no período noturno. Além disso, é possível fazer recargas rápidas, de 6 minutos, nos pontos finais de linha, através de um carregador de teto.

Chassi para ônibus elétrico Volvo BZL
Foto | Volvo/Divulgação – Volvo BZL pode ser equipado com o sistema de Zonas de Segurança, via GPS

“O modelo é movido por um ou dois motores elétricos de 200kW cada, instalados na parte traseira, com um torque total de 800Nm para os dois propulsores”, explica Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo. Por conta do torque linear fornecido pelos propulsores elétricos, a transmissão possui apenas duas velocidades.

O BZL oferece múltiplas opções de encarroçamento. Está projetado para carrocerias de 9 a 13,2 metros de comprimento, com capacidade para até 90 passageiros, com ar-condicionado. O veículo pode ser dotado de ar-condicionado totalmente elétrico e também calefação elétrica para os passageiros.

Energia como um serviço

Globalmente o modelo de oferta comercial do BZL é baseado num contrato de energia para a operação durante um determinado período de tempo, dependendo da quilometragem percorrida, da energia usada, do potencial de carregamento e da velocidade do veículo. “É a energia como um serviço”, diz Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus Volvo no Brasil.

O Grupo Volvo tem como meta zerar as emissões de seus veículos até 2040. A oferta de chassis de ônibus elétricos é uma das iniciativas nessa direção. Além de ganhos ambientais, a eletrificação traz benefícios também em redução de ruído, um fator cada vez mais importante para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

Outro destaque do chassi BZL é sua elevada reciclabilidade. Ao final da vida útil do veículo, 90% dos componentes podem ser reindustrializados ou reintroduzidos em outros ciclos de vida, incluindo as baterias.

Experiência e confiabilidade

Produzido na unidade fabril da Volvo na cidade sueca de Borås, o novo chassi é baseado na larga e bem-sucedida experiência da marca com produtos de menor impacto ambiental já consolidados na Europa. Todos os principais componentes do chassi e do trem-de-força são fabricados pela Volvo.

Segurança e conectividade

Como os demais produtos da marca, o Volvo BZL é altamente seguro e também conectado. Ele pode, por exemplo, ser equipado com o sistema de Zonas de Segurança, via GPS. O sistema funciona por meio do mapeamento de áreas mais propensas a acidentes, como regiões perto de terminais, escolas e hospitais, por exemplo. Mesmo quando o motorista acelera, o veículo nunca ultrapassa a velocidade máxima programada para o trajeto.

Dados técnicos

  • Comprimento do chassi: 11,815mm.
  • Trem-de-força: Motor elétrico, potência máxima um/dois motores 200/400kW
  • Caixa de câmbio: Transmissão automatizada Volvo de duas velocidades
  • Recarga: OppCharge, potência máxima de 300 kW / CCS2, potência máxima 150kW
  • Capacidade de armazenagem de energia: até 470kWh.