Além de ficarem mais econômicos, os caminhões VWCO Euro 6 podem transportar em média até 10% a mais que os modelos anteriores
A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou para parte da imprensa especializada seus caminhões com novos motores para atender o Proconve P8/Euro 6. Segundo a marca alemã, as mudanças deixaram os motores até 5% mais econômicos em comparação às linhas anteriores.
Os caminhões Delivery, Constellation e Meteor também estão com novas faixas de potências e torques superiores trazendo até 10% mais eficiência para todos os tipos de aplicação.
As novidades deixaram os caminhões para transportar em média até 10% a mais que a linha Euro 5. Segundo a VWCO, tudo com foco para garantir máxima produtividade e rentabilidade ao cliente da marca. No quesito ambiental, as emissões de poluentes foram reduzidas drasticamente para atender à nova regulamentação, ampliando os benefícios dos novos veículos da marca.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus afirma que realiziu um estudo completo de aplicação a aplicação para definir e desenvolver cada componente dos novos modelos e chegar a esses resultados. Além de testes veiculares e em dinamômetro, a montadora intensificou suas simulações virtuais e, assim, estabeleceu essas novas arquiteturas que agregam muita tecnologia.
Cinco novos motores
Os caminhões da Volkswagen Caminhões e Ônibus passam a contar com cinco novas motorizações. Eles também receberam nova geração de transmissões automáticas e automatizadas e novas relações de eixo sob medida para cada tipo de aplicação. A escolha do sistema de tratamento de emissões também foi cuidadosamente avaliada para entregar o melhor resultado operacional.
A linha Delivery Express e 6.170 passam a contar com motor da FPT Industrial. Segundo a VWCO, o propulsor recebeu calibração exclusiva realizada pelos engenheiros da marca. Os veículos de 9 a 12 toneladas estão equipados com motor Cummins de 4 litros, base do consagrado motor utilizado na atual linha Delivery, sucesso de vendas no mercado brasileiro há anos. A linha Constellation conta com o motor MAN D08 de 5 litros para o segmento de 14 a 18 toneladas.
Já o motor MAN D08 de 7 litros entra para o segmento de 18 a 31 toneladas e o motor Cummins de 9 litros está sob medida para aplicações de até 53 toneladas nos caminhões VW. Os extrapesados da família Meteor utilizam o potente motor MAN D26 de 13 litros, produzidos no Brasil, com alta tecnologia, eficiência e durabilidade para atender às mais diversas e severas aplicações deste setor da economia brasileira.
As transmissões automatizadas e automáticas ganham ainda mais espaço no portfólio dos caminhões Volkswagen, antecipando essa tendência aos clientes. A caixa da Traxon passa a vir de série para os Constellation acima de 18 toneladas, além de continuar presente nos extrapesados Meteor. Para os modelos de 14 a 18 toneladas, a opção é entre a transmissão manual ou automática da ZF de 8 velocidades, desenvolvida exclusivamente para a linha de veículos médios da Volkswagen. E os veículos de 3,5 a 13 toneladas contam com a caixa Eaton de 6 velocidades, com a opção automatizada para os modelos de 9 e 11 toneladas.
Para as transmissões automatizadas, uma série de tecnologias facilita o dia a dia do motorista e proporciona ainda mais economia e segurança. Entre elas, um controle eletrônico que cruza dados do sistema de marchas do veículo com as informações de GPS para tornar a estratégia mais inteligente e eficiente. Já o eco-roll aproveita a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada.
O resultado de todo esse trabalho é uma linha completa de caminhões com novas tecnologias: motores mais eficientes, com maiores torques e potências, que atuam juntamente com o sistema de pós-tratamento para reduzir drasticamente as emissões dos poluentes. E para agregar ainda mais performance, a VWCO equipou os veículos com novas e avançadas transmissões automáticas e automatizadas, com recursos inteligentes, otimizadas para cada tipo de aplicação.
Comentários