Unidades são do chassi O 500 Euro 5 com pacote segurança, entre modelos RS 4×2 e RSD 6×2
A Mercedes-Benz comercializou 20 ônibus rodoviários equipados com o pacote de segurança para o Grupo Brasileiro. Cliente de Itabuna, no Sul da Bahia, comprou 20 unidades do O 500 Euro 5 com pacote segurança, entre modelos RS 4×2 e RSD 6×2, para suas empresas Rota (Itabuna), Cidade Sol (Salvador) e Expresso Brasileiro (Eunápolis).
No entanto, a compra foi ainda maior, a renovação de frota da empresa baiana teve no total 54 ônibus comercializados pela Itadil, concessionária Mercedes-Benz de Itabuna. Todas as unidades, em fase final de entrega, receberam carroçaria Paradiso G8 da Marcopolo, entre versões leito, semileito e executivo, entre elas duas Double Deck.
Além das 54 unidades Euro 5, o cliente também já encomendou 27 ônibus Mercedes-Benz Euro 6. São 20 unidades do chassi O 500 RSD 6×2, duas do O 500 RSDD 8×2 e mais 5 micro-ônibus LO 916.
Além das três empresas de transporte rodoviário e também de serviços de encomendas, o Grupo Brasileiro atua no transporte urbano com a Viametro em Ilhéus (BA) e com a Cidade Real em Petrópolis (RJ). Com uma frota total de aproximadamente 1.000 ônibus, a empresa familiar tem como diretor executivo Paulo Carletto, seguido do diretor Leleu Carletto.
Os avanços constantes em tecnologia de segurança ativa para nossos ônibus rodoviários reafirmam o compromisso da Mercedes-Benz com os motoristas e os passageiros, com o tráfego nas estradas e com todo o ecossistema do transporte responsável. Nossa Empresa sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento de ônibus. Essa renovação de frota do Grupo Brasileiro reafirma que estamos no caminho certo, além de nos trazer imensa satisfação pela consolidação de uma parceria de longa data
Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil
A linha Mercedes-Benz O 500 de chassis de ônibus rodoviários inclui vários modelos para curtas, médias e longas distâncias e para operações de fretamento e turismo. A oferta inclui versões de tração 4×2, 6×2 e 8×2, tanto para carroçarias convencionais, como para High Decker e Double Decker.
O notável pacote de avançadas tecnologias dos ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 ganhou 10 novos recursos na linha 2023:
- ABA5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência da Mercedes-Benz que detecta ciclistas e pedestres em movimento.
- SGA, assistente de ponto cego, que alerta o motorista quanto à presença de obstáculos do lado direito do veículo.
- IHC, controle inteligente de farol alto, o qual garante maior visibilidade e segurança para outros veículos na via.
- Transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas.
- Sistema auxiliar de freio Intarder, Retarder de última geração.
- Freio de estacionamento com comando eletrônico.
- ESS, sinalização de parada de emergência.
- Aviso de atar cinto de segurança para o motorista.
- Sistema de freio de porta aberta, que somente libera os freios com a porta de entrada fechada.
- Preparação para inibidor de partida.
11 itens de segurança já disponíveis para O 500 rodoviários:
- ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo.
- LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa.
- TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus.
- Piloto automático de velocidade.
- Sistema de auxílio em rampa.
- Top-Brake – sistema auxiliar de freio.
- Sistema anti-tombamento.
- EBS – sistema eletrônico de freios.
- ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente.
- ESP – controle eletrônico de estabilidade.
- Freio a disco ou tambor.
Comentários