Monroe alerta sobre importância da manutenção preventiva

Mercedes-Benz Showroom virtual
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

Quem trabalha com transporte de carga e pessoas sabe que carro parado é sinônimo de perda de receita. No entanto, é preciso ficar atento à manutenção desses veículos, que geralmente operam em condições severas. E segundo a Monroe, prevenir é melhor que remediar.

A líder mundial em fabricação de amortecedores aponta que a vistoria regular no componente pode evitar desgastes de todo sistema de suspensão e também eleva a segurança do veículo. “A suspensão é um sistema que trabalha em conjunto. Quando há uma peça desgastada, automaticamente acelera-se o desgaste dos outros componentes. Por este motivo, a nossa orientação é realizar revisão periódica, sempre seguindo as orientações da montadora, descritas no manual do veículo, ou imediatamente quando notado algum problema”, explica Juliano Caretta, Supervisor de Treinamento Técnico da DRiV.

No caso de caminhões e ônibus, essa verificação deve ser constante. Afinal, são veículos que operam com cargas muito elevadas e as condições das vias brasileiras aceleram o desgaste dos amortecedores. 

A fabricante alerta que exceder os limites de peso dos veículos compromete a segurança e eleva riscos de acidentes. Uma vez que todo sistema de suspensão fica comprometido. “A boa performance do motorista ao volante é crucial. Quando ele é habilidoso, dirige com cuidado, sem ultrapassar o limite de peso, e evita manobras e movimentos desnecessários com o veículo, ele contribui para a preservação da suspensão e seus componentes”, finaliza Caretta.