Foto | DAF/Divulgação
O chassi rígido da DAF não é a única novidade para agosto, ele virá junto da linha CF e XF renovada com a nova cabine e o motor atendendo as normas de emissões mais atuais. A nova cabine é chamada na Europa de Euro 6 — em alusão a norma de emissão europeia que esse modelo atualizado atente — e substitui o desenho antigo baseado que era uma evolução do estilo adotado em 1987 pelo DAF 95.
Comum às duas linhas tem o motor Paccar MX-13, um seis cilindros em linha de 12,9 litros que após as atualizações irá oferecer as potências de 410 cv, 440, 450 cv, 480 cv e 530 cv. A única transmissão oferecida é a ZF-AS Tronic de 12 marchas. O motor agora atende as normas de emissões Proconve P8 e Euro 6.
O DAF XF já chega ao Brasil com um leve facelift que essa cabine recebeu em 2017, com detalhes atualizados como a grade e os parachoques. Por dentro o destaque fica para uma tela colorida no painel de instrumentos que traz diferentes informações sobre o caminhão.
O XF terá 19 versões diferentes baseadas na combinação de chassi, motorização e altura da cabine. Os chassis disponíveis são 4×2, 6×2 e 6×4, as cabines são as Space Cab e Super Space Cab e o motor pode vir com as potências de 430 cv, 480 cv e 530 cv. Os modelos são os seguintes:
O estilo do XF se repete no CF, diferenciando pela cabine de assoalho mais baixo e pelo vinco lateral mais pronunciado. No interior a principal diferença é a seção central do assoalho mais alta pra a acomodação do moto. O CF recebe a mesma tela colorida nos instrumentos do irmão maior.
Além do novo chassi rígido 8×2, o CF oferece nove configurações diferentes como cavalo mecânico. dependendo do chassi, cabine e motorização escolhidos. No CF serão oferecidas versões menos potentes do MX-13 que não são disponíveis no XF. Os modelos disponíveis são:
Nova unidade, Someval Foton, oferecerá estrutura completa para vendas e serviços de veículos comerciais.
Adoção de práticas sustentáveis cresce no Brasil e impulsiona veículos elétricos como o Arrow One.
Montadora exibe linha de picapes, incluindo a Ranger 2026 e a nova F-150, com ofertas…
O Cearense e A Nordestina passam a oferecer peças e serviços na Paraíba e Rio…
Demanda por mobilidade sustentável impulsiona expansão da eletrificação no transporte público.
Viação Atalaia recebe 24 novos chassis para modernização do serviço na capital sergipana.