Motor FPT F1A equipa o Fiat Ducato

Fiat Ducato conta com o motor FPT F1A 2.3 com 130 cv de potência

Atuando no segmento de veículos comerciais a mais de 35 anos, a FPT é a responsável por equipar o Fiat Ducato ao fornecer o motor F1A 2.3 16V. Segundo a FPT, o motor fornece força e eficiência para o modelo atuar em diferentes perfis de transportadores, com uma redução média de consumo de combustível de até 10%.

Motor FPT F1A
Foto | Fiat/Divulgação

O propulsor F1 é produzido na fábrica de Sete Lagoas (MG), que celebrou 20 anos em 2020, este propulsor faz parte da consagrada Série F1, sucesso da marca da CNH Industrial presente em todo o mundo.

Leia também: motor FPT N67 equipa novo pulverizador da New Holland

Na atual geração do Ducato, o motor da FPT Industrial recebeu três cavalos de potência e 0,5 kgfm de torque adicionais, desenvolvendo 130 cv a 3.600 rpm e 32,7 kgfm a 1.800 rpm, acoplado a uma nova transmissão de seis velocidades. Os ajustes no regime de funcionamento deixaram o utilitário mais fácil e agradável de dirigir, com a sensação de estar ao volante de um automóvel. O conforto também é assegurado pela redução do nível médio de ruídos e vibrações a bordo, até 5 Db inferior frente a outros motores do segmento.

A distribuição de torque e potência é realizada de forma inteligente, privilegiando as rotações e o menor consumo, em qualquer situação de uso. Por consequência, as emissões também são mais baixas.

O motor F1A é equipado com injeção eletrônica Common Rail de última geração, sistema de válvula hidráulica que dispensa manutenção e sistema de admissão de ar avançado, projetados como melhores da classe. Os sistemas de refrigeração e turbocompressor contribuem de forma significativa para a eficiência termodinâmica do motor, além da leveza de funcionamento e dimensões reduzidas, efetivando manutenções fáceis e rápidas.

Já o sistema EGR de recirculação de gases de escape é a solução mais robusta para os atuais níveis de emissões, dispensando a utilização de Arla 32. Associado ao baixo consumo de combustível, o FPT F1A tem um dos menores custos de manutenção da categoria.