IVECO investe em operação sustentável e desenvolvimento social da comunidade Cidade de Deus, em Sete Lagoas (MG)
Desenvolver comunidades e buscar o uso sustentável das operações se tornou prioridade para IVECO, com seu programa Próximo Passo. A iniciativa tem como foco o acolhimento da comunidade Cidade de Deus, assim como todo o município de Sete Lagoas (MG).
Através de parcerias públicas e privadas, são realizadas ações de fomento à cultura e ao protagonismo juvenil com oficinas de qualificação profissional, formação cidadã, musicalização e judô. Para idosos, práticas de canto, resgate histórico do bairro, rodas de conversa sobre direitos da terceira idade e trocas de experiências.
Durante a pandemia essa expertise foi revertida para ações com o objetivo de mitigar os efeitos da crise sanitária. A montadora realizou um mapeamento das necessidades de cada localidade onde mantém operações para desenvolver estratégias em três frentes de trabalho – alimentação, saúde e educação, com metas de curto, médio e longo prazo.
A IVECO distribuiu mais de 10 mil Kits de máscaras e álcool em gel, para caminhoneiros via concessionários em todo Brasil, e aproximadamente 15.400 EPIs, para entidades sociais e para o poder público. Neste ano, a marca segue com a doação de cestas básicas, que acontecerá pelo período de seis meses, para famílias do bairro Cidade de Deus, além de ações de formação humana e empreendedora para jovens e adultos da cidade com o objetivo de auxiliar trabalhadores e empreendedores na retomada dos seus negócios após o isolamento social, contribuindo ainda para a recuperação econômica. “Também doamos recursos para a campanha Indústria Solidária da FIEMG para a aquisição de itens de refrigeração para conservação das vacinas, como freezers, geladeiras e câmaras frias positivas, entre outras necessidades da área da saúde”, diz Bernardo Pereira, diretor de Marketing da IVECO na América do Sul.
O meio ambiente também é foco das iniciativas da IVECO. Neste ano a marca realizou uma campanha interna, no Complexo Industrial de Sete Lagoas (MG), por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente:
Periodicamente são realizadas outras iniciativas nesse sentido, como ações de plantio na fábrica em que os funcionários podem levar familiares para serem multiplicadores da ação.
Áreas de Preservação: 1.180.974 m2.
Compostagem em 2020: 177,31 toneladas de resíduos orgânicos.
Aterro Zero: a legislação ambiental determina que o resíduo industrial seja destinado a aterros licenciados. O aterro tem o tratamento controlado, mas a sua vida útil é temporária.
A IVECO entende que todo o material pode ser transformado e por isso passou a enviar o mínimo de resíduo para esses locais. Gradualmente a montadora foi reduzindo esse volume até alcançar o que é chamado de Aterro Zero, que é a eliminação completa do envio de resíduos para aterros sanitários. A meta foi alcançada em 2019.
VEJA TAMBÉM:
“Ainda sobre o complexo fabril, destaco o World Class Manufacturing (WCM), metodologia utilizada com o objetivo de obter a excelência de processos por meio de conhecimentos, ideias e esforços combinados de cada colaborador”, afirma Pereira. O WCM é um roteiro para a melhoria contínua, traçado por meio da eliminação de perdas e desperdícios, seja em relação ao tempo, qualidade ou material. Em Sete Lagoas (MG) a planta de Veículos de Defesa está no Nível Bronze e a planta de Veículos Comerciais no Nível Prata. A IVECO também possui o ISO 14001, que trata sobre Gestão Ambiental para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais.
Assim como a fábrica da IVECO, o Centro de Distribuição de Peças da IVECO, localizado em Sorocaba (SP), participa do projeto Carbono Zero em parceria com a empresa Fênix Soluções ambientais, que faz a gestão de resíduos da empresa. A iniciativa permanente tem como objetivo anular as emissões de gases do efeito estufa gerados pela frota de caminhões da Fênix durante o transporte de resíduos das plantas. Para isso, foi desenvolvida uma ferramenta digital que integra informações e faz cálculos avançados do volume de gases gerados no processo em cada planta da empresa. O sistema também faz a estimativa do número de árvores a serem plantadas para anular as emissões de gases de efeito estufa oriundos do transporte de resíduos. As ações de compensação referentes às emissões de 2020 já estão em andamento.
Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…
Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…
Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…
Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…
Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.
Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…