Com S-Way, IVECO tentará deixar de ser figurante entre os pesados

Novo IVECO S-Way começará a ser vendido em 2023 nas versões 450 cv (4X2), 480 cv (6×2) e 540 cv (6×4)

Novo IVECO S-Way 2023 de frente na cor Azul
Foto | IVECO/Divulgação – S-Way será lançado oficialmente na Fenatran 2022

Depois de ser flagrado e ter suas novidades reveladas pelo Autos Pesados, a IVECO faz a primeira aparição oficial do seu novo pesado S-Way. Com o modelo, a marca italiana tentará deixar de ser mera coadjuvante no segmento de pesados. 

VEJA TAMBÉM:

Para tal, a IVECO afirma que o IVECO S-Way foi desenvolvido com pacote personalizado de soluções e tem como público-alvo frotistas e autônomos. 

O novo pesado IVECO S-Way será vendido nos modelos 450 cv (4X2), 480 cv (6×2) e 540 cv (6×4). No entanto, como Autos Pesados já adiantou, a marca tem outras configurações na manga: 450 6×2 e 540 6×2. 

A IVECO aposta alto em seu caminhão e o venderá bem equipado. O pesado virá equipado com central multimídia com Apple Car Play e Android Auto; volante multifuncional; sistema keyless; basculamento elétrico da cabine; cybersecurity – módulo que protege o veículo contra ataques cibernéticos; cluster TFT colorido; Driver Style Evaluation – fornece informações em tempo real para o motorista e frotista sobre sua condução e como atingir eficiência e performance máxima; check de luzes remoto com acionamento simples pela chave e Lanternas e Faróis full LED direcionais & DRL – o LED proporciona melhor condição em qualquer ambiente: noite, dia, chuva e neblina.

O IVECO S-Way também virá equipado com o inovador Way App. Pelo app para smartphone o motorista terá controle a uma série de funções do veículo de forma remota, tais como, abertura e tratamento das portas, abertura e fechamento das janelas, regulagem do som e central multimídia, controle sobre toda a iluminação interna da cabine entre outras funções. 

Novo IVECO S-Way 2023 de lado na cor Azul
Foto | IVECO/Divulgação – IVECO S-Way terá configurações 4×2, 6×2 e 6×4

O IVECO S-Way terá dois modelos de cabine: a AS com 2,5 metros de largura e AT com 2,3m de largura. A marca diz que a cabine foi projetada com nova identidade visual; nova cama com material visco elástico; novo banco estilo ‘assento de cinema’; mais de 15 porta-objetos focados no dia a dia do motorista; ar condicionado digital; banco e volante em couro com comandos integrados; geladeira; iluminação interna personalizável em cor e intensidade; painel de comando na cama; cortinas na cama e banco e entradas USB.

Segurança – maior campo de visão; DRL incorporado e ativo na função seta; espelhos retrovisores otimizados para obter melhor visibilidade; LDWS: leitor de faixa que avisa em caso de mudança inadvertida; ACC: Controle  de cruzeiro automático adaptativo – acelera e freia o veículo de maneira autônoma em função do tráfego; AEBS: Sistema de freio emergencial autônomo – freia o veículo automaticamente em caso de situações de emergência; Hill Holder: assistente de partida em rampa; ATC, ASR e ESC: Controle de tração e estabilidade e cabine projetada com foco na segurança do motorista com certificação de nível europeu, umas das mais seguras do mundo.

Interior do novo IVECO S-Way 2023
Foto | IVECO/Divulgação – Painel tem linhas modernas e comandos a mão do condutor

A marca italiana promete que o novo pesado S-Way terá redução de consumo de até 15%. O caminhão será o responsável pela estreia da IVECO no Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE P8), que visa reduzir a emissão de poluentes para veículos comerciais pesados a partir de 2023 (+ 50% de redução de material particulado e +80% de redução de NOx) e promover o desenvolvimento tecnológico nacional da indústria automotiva.

Novo motor FPT Cursor 13

Para atender os novos requisitos do Proconve P8, a IVECO equipa o S-Way com o novo motor FPT Cursor 13 com injeção Common-Rail e novo turbocompressor e-VGT, conjunto que proporciona produtividade com mais potência, torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível.

O S-Way vem equipado com o sistema de HI-eSCR com 98% de eficiência de conversão de NOx sem precisar de recirculação de gases de escape (EGR). Teremos também uma redução de consumo de combustível, em comparação com a geração anterior de pesados da marca, de até 15%. Isso é resultado da calibração do motor com a transmissão e representa um avanço no TCO do cliente”, ressalta Ricardo Coelho, diretor de Desenvolvimento de Produto da IVECO para a América Latina.

O FPT Cursor 13 Common Rail e-VGT também apresenta uma nova estratégia de funcionamento do freio motor com quatro estágios, tecnologia exclusiva da montadora e o único sistema do segmento capaz de fazer o veículo obter uma parada total, o que proporciona um grande benefício para o veículo. Além de maior segurança na frenagem, o sistema traz redução do custo operacional ao minimizar a necessidade do uso do freio de serviço. É um item de destaque perante os concorrentes. A potência máxima do freio motor no quarto estágio é de 610 cv, um ganho de 150 cv em relação aos veículos Euro V.

O IVECO S-Way com motor Cursor 13 será ligado ao câmbio automatizado ZF Traxon de 12 marchas. O novo sistema IVECO Drive irá auxiliar o motorista na otimização da condução econômica.

De acordo com a IVECO, o câmbio do novo S-Way term 18 novas funções de calibração para o modo de condução, entre elas a EcoRoll, quando a transmissão assume a condição Neutro para permitir maior rolagem do veículo; PreVision, em associação ao GPS permite a escolha mais eficiente de troca de marchas com antecipação a topografia do terreno, e a Rocking Mode, que auxilia nas partidas em condições severas.