Estudo da IVECO revela impactos positivos do biometano no setor de transportes

Pesquisa realizada pelo Instituto de Poluição Atmosférica do CNR aponta para a significativa redução de emissões com o uso de biometano comprimido 

IVECO e CNR apresentam novo estudo sobre impactos ambientais do biometano comprimido para a descarbonização do setor
Foto | IVECO/Divulgação – Análise do Conselho Nacional de Pesquisa Italiano (CNR), em parceria com a IVECO, comprova o combustível como a solução ideal para a coleta de resíduos

A IVECO conduziu um estudo, em parceria com o Instituto de Poluição Atmosférica do Conselho Nacional de Pesquisa Italiano (CNR), para avaliar os impactos ambientais do uso de biometano comprimido proveniente da fração orgânica de resíduos sólidos urbanos. A pesquisa comparou o biometano com combustíveis tradicionais, como diesel e gás natural comprimido, utilizados em veículos de coleta de resíduos em áreas urbanas.

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O estudo teve como cenário de referência o mercado italiano, caracterizado por uma ampla distribuição de postos de abastecimento de gás natural comprimido (GNC), devido ao grande número de veículos movidos a metano — um dos mais elevados da Europa. A análise Well-to-Wheels (do Poço à Roda) foi utilizada para considerar os impactos da produção e uso de um combustível, excluindo a construção ou manutenção de plantas industriais e infraestrutura, visando uma comparação pura dos combustíveis.

Os resultados revelaram que o biometano comprimido pode desempenhar um papel decisivo na descarbonização do setor de transportes e na redução da poluição atmosférica urbana. No setor analisado, o biometano pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 96% em comparação com o diesel, e diminuir as emissões de óxido de nitrogênio em até 72%. Essas reduções são fundamentais para atingir as metas de neutralidade carbônica estabelecidas pela União Europeia.

O estudo destacou que os melhores resultados foram obtidos quando todas as etapas da cadeia produtiva do biometano comprimido — desde o gerenciamento da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos (OFMSW) até a digestão anaeróbia, beneficiamento, captura de CO2, compressão de biometano e reabastecimento dos veículos — ocorreram no mesmo local. Além disso, todos os processos foram alimentados pela energia produzida pela combustão do biogás gerado no local.

“Temos a honra de apoiar as pesquisas de tecnologias sustentáveis que sejam verdadeiramente capazes de nos ajudar a alcançar a descarbonização de uma forma eficaz e produtiva. Na IVECO, sempre acreditamos nos benefícios do biometano, um recurso aperfeiçoado tecnologicamente para toda a nossa variedade de clientes e suas múltiplas missões. O estudo liderado pelo CNR confirma ainda que o uso do bio-GNC é uma solução ambientalmente sustentável e pode gerar uma economia circular altamente desejável, extraindo valor dos resíduos e da matéria orgânica para fornecer combustível para a própria coleta de resíduos, sem comprometer os recursos para o funcionamento dos veículos”, afirma Giandomenico Fioretti, chefe de Desenvolvimento de Negócios de Propulsão Alternativa da IVECO.