IVECO

Programa Brasil Natural Power da IVECO apresenta o Hi-Way NG

IVECO Hi-Way NG é o primeiro caminhão Brasil Natural Power. Ele é movido por um motor FPT Cursor 13 de 460 cv de potência 

Foto | IVECO/Divulgação – 20 unidades do IVECO Hi-Way NG serão avaliadas em condições reais de uso

Fruto de um investimento de R$ 60 milhões, o programa Brasil Natural Power da IVECO, apresenta o primeiro caminhão da marca no Brasil movido a gás natural e biometano. O IVECO Hi-Way NG terá 20 unidades testadas em condições reais que serão monitoradas até 2023 pela engenharia da marca. 

VEJA TAMBÉM:

O IVECO Hi-Way NG 6X2 600S46Té equipado com um motor FPT Cursor 13 de 460 cv. As 20 unidades serão avaliadas em parceria com um grande grupo econômico do setor de terceirização de frotas. Também participam do programa a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), intermediando a relação com a rede de distribuição para promover a expansão da infraestrutura do gás natural no Brasil; a ZF, com a produção da transmissão que equipa os caminhões; e a Bosch, que reunirá os dados do veículo e utilizará a informação como parâmetro para, em conjunto com a montadora, implementar melhorias na versão de produção em série do produto, baseado nas missões reais monitoradas.

Foram cerca de 70 mil horas de desenvolvimento dos caminhões que participaram do programa Brasil Natural Power. A IVECO afirma que os modelos contam com a melhor relação potência/economia do segmento, autonomia de até 500 quilômetros e validarão, do ponto de vista do cliente, em missões reais e diversificadas, a experiência do transportador e do motorista com a performance dos veículos.

Segundo a IVECO, mais que agenda institucional, o ESG se tornou o norte para empresas de diferentes segmentos atuarem com mais ênfase em temas ambientais, sociais e de governança. No setor de transportes, a abordagem ganha ainda mais importância, em função da utilização de combustíveis fósseis nos veículos. Mas a mudança está a caminho. Nesse sentido, a IVECO utiliza a expertise global da marca no desenvolvimento de produtos com tração alternativa e apresenta o Brasil Natural Power, programa que tem a missão de desenvolver um ecossistema estruturado e produzir veículos comerciais – cargas e passageiros – movidos a combustíveis alternativos.

Foto | Ruy Hizatugu/IVECO/Divulgação – Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina

O futuro é construído por ações realizadas no presente, e é com esse pensamento que a IVECO realiza iniciativas concretas, como o Brasil Natural Power, no sentido da descarbonização e da promoção de um transporte mais limpo. A IVECO não para e continuaremos em movimento buscando soluções inovadoras e transformando produtos e serviços em sustentabilidade e produtividade para nossos clientes

Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina

IVECO Hi-Way NP 600S46T 6×2

Os principais destaques do caminhão são:

  • Motor a gás mais potente do mercado com o melhor consumo de combustível;
  • Driveline mais avançado a ser utilizado em um caminhão a gás no Brasil;
  • Redução de até 95% na emissão de CO2 e material particulado, além de operação mais silenciosa (redução da poluição sonora);
  • Maior capacidade volumétrica dos cilindros de gás do mercado, com a maior autonomia;
  • Configurações pensadas para a realidade e aplicações das missões brasileiras.

Ficha técnica:

Motor FPT Industrial Cursor 13

  • Potência    460 hp @ 1900 rpm
  • Torque    2000 Nm
  • Torque constante    1100 a 1600 rpm
  • Cilindrada    12900 cc
  • Configuração    6 Cilindros em linea
  • Combustível    Gás Natural/Biometano
  • Taxa de Compressão    12:1
  • Normativa emissões     Euro VI
  • Entre Eixo    3200/3500 mm
  • PBTC    53000 kg
  • CMT    60000 kg
  • Tara (GNC)    9450/9500 kg
  • Capacidade    960 L (EE3500)/800L(EE3200)
  • Configuração Sistema (CNG)    (4 x 120L + 4 x 120L)
  • 800L
  • (4 x 100L + 4 x 100L)
  • Autonomia*    Até 550km/400km
  • Configuração de eixos    6×2
  • Eixo traseiro    MS 18X Meritor
  • CMT Legal    53.000 kg
  • Relação diferencial    3.08
  • Pneumático    295/80R22.5
  • Rodas    Aluminio
  • Suspensão Dianteira    8000/6000 kg
  • Suspensão Traseira    Metálica 22.000 kg
  • Caixa de câmbio    ZF Traxon 12 TX 2621TD
  • Marchas    12 +2r
  • 1era    16.6
  • 12    1
  • 1c    –
  • Tipo    Direct Drive
  • Controle    Automatizado
  • Eco Roll    SI
Redação

Recent Posts

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

3 semanas ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

1 mês ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

1 mês ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

1 mês ago

Mercedes-Benz Actros Evolution tem tecnologia de ponta

Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.

1 mês ago

Scania 30 G é o primeiro caminhão elétrico da marca no Brasil

Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…

1 mês ago