Caminhão elétrico: JAC iEV1200T chega por R$ 349.900

iEV1200T
Foto | JAC/Divulgação
Com PBT de 7,5 toneladas e 4 toneladas de capacidade de carga útil, JAC iEV1200T tem autonomia de 200 quilômetros

A chinesa JAC apresente ao caminhão elétrico iEV1200T que chega com preço sugerido de R$ 349.900. O modelo com PBT de 7,5 toneladas e a capacidade de carga útil de quatro toneladas. De acordo com a marcar, o modelo tem autonomia de 200 quilômetros (norma NEDC).

iEV1200T
Foto | JAC/Divulgação

100 unidades vendidas

Desde abril, a JAC já comercializou 100 unidades do caminhão elétrico iEV1200T. A marca diz que as primeiras unidades serão entregues neste mês e até o final de 2020 serão mais de 50 modelos. O restante será entregue entre janeiro e fevereiro de 2021.

Clientes

Algumas unidades do JAC iEV1200T foram adquiridas pela PepsiCo Foods, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo.  

Já a CPFL, que atua na distribuição de energia elétrica no interior de São Paulo, adquiriu várias unidades do iEV1200T para um projeto-piloto de eletrificação total de sua frota na unidade de Indaiatuba, SP.

iEV1200T
Foto | JAC/Divulgação

A seguradora Porto Seguro também comprou o iEV1200T para sua frota de serviços.

Motor

O motor elétrico do iEV1200T rende 177 cv de potência e torque de 122,4 kgfm. As baterias do caminhão elétrico contam com 97 kWh de carga máxima. Ele é equipado com um sistema de ação regenerativa chamado i-Pedal, o sistema de propulsão do JAC iEV1200T aproveita as desacelerações e recarrega as baterias – o motor deixa de consumir energia e se torna momentaneamente um “gerador”. Resultado: se o motorista for cuidadoso nas acelerações e não usar o ar-condicionado, o iEV1200T entregará uma autonomia superior aos 200 km.

Recarga

Em carga lenta são necessárias 11 horas para carregar as baterias de iEV1200T de 20% a 100%, em corrente alternada (obtida através de um carregador wallbox de 7,4 kW). Como a quilometragem média de um caminhão urbano em grandes centros é abaixo de 100 km, a recarga diária no iEV1200T durará menos de 6 horas no modo carga lenta.

As empresas podem optar pelo carregamento rápido em corrente contínua (um carregador de até 40 kWh): o tempo de recarga, caso se opte de 20 a 100%, será de apenas 2 horas.

Por dentro

O caminhão elétrico JAC iEV1200 pode levar até três ocupantes na cabine. No console central, o modelo conta com um grande tablet de 10,25”, posicionado na vertical, que possui espelhamento, bluetooth e outras configurações. Mais à direita há uma ilha de controles de climatização.

Siga as redes sociais do Autos Pesados