JAC Motors

Caminhão elétrico: JAC iEV1200T chega por R$ 349.900

Com PBT de 7,5 toneladas e 4 toneladas de capacidade de carga útil, JAC iEV1200T tem autonomia de 200 quilômetros

A chinesa JAC apresente ao caminhão elétrico iEV1200T que chega com preço sugerido de R$ 349.900. O modelo com PBT de 7,5 toneladas e a capacidade de carga útil de quatro toneladas. De acordo com a marcar, o modelo tem autonomia de 200 quilômetros (norma NEDC).

Foto | JAC/Divulgação

100 unidades vendidas

Desde abril, a JAC já comercializou 100 unidades do caminhão elétrico iEV1200T. A marca diz que as primeiras unidades serão entregues neste mês e até o final de 2020 serão mais de 50 modelos. O restante será entregue entre janeiro e fevereiro de 2021.

Clientes

Algumas unidades do JAC iEV1200T foram adquiridas pela PepsiCo Foods, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo.  

Já a CPFL, que atua na distribuição de energia elétrica no interior de São Paulo, adquiriu várias unidades do iEV1200T para um projeto-piloto de eletrificação total de sua frota na unidade de Indaiatuba, SP.

Foto | JAC/Divulgação

A seguradora Porto Seguro também comprou o iEV1200T para sua frota de serviços.

Motor

O motor elétrico do iEV1200T rende 177 cv de potência e torque de 122,4 kgfm. As baterias do caminhão elétrico contam com 97 kWh de carga máxima. Ele é equipado com um sistema de ação regenerativa chamado i-Pedal, o sistema de propulsão do JAC iEV1200T aproveita as desacelerações e recarrega as baterias – o motor deixa de consumir energia e se torna momentaneamente um “gerador”. Resultado: se o motorista for cuidadoso nas acelerações e não usar o ar-condicionado, o iEV1200T entregará uma autonomia superior aos 200 km.

Recarga

Em carga lenta são necessárias 11 horas para carregar as baterias de iEV1200T de 20% a 100%, em corrente alternada (obtida através de um carregador wallbox de 7,4 kW). Como a quilometragem média de um caminhão urbano em grandes centros é abaixo de 100 km, a recarga diária no iEV1200T durará menos de 6 horas no modo carga lenta.

As empresas podem optar pelo carregamento rápido em corrente contínua (um carregador de até 40 kWh): o tempo de recarga, caso se opte de 20 a 100%, será de apenas 2 horas.

Por dentro

O caminhão elétrico JAC iEV1200 pode levar até três ocupantes na cabine. No console central, o modelo conta com um grande tablet de 10,25”, posicionado na vertical, que possui espelhamento, bluetooth e outras configurações. Mais à direita há uma ilha de controles de climatização.

Siga as redes sociais do Autos Pesados

Redação

Recent Posts

Volvo CE destaca avanços em eletromobilidade para mineração em conferência no Chile

Empresa apresenta cases do Brasil e do Peru e reafirma compromisso de zerar emissões de…

5 dias ago

VW Caminhões e Ônibus acelera expansão internacional com novos modelos

Conferência anual reúne representantes em Buenos Aires para lançar portfólio renovado, ampliar serviços e reconhecer…

2 semanas ago

Mercedes-Benz vai tentar recorde mundial com caminhão elétrico eActros 600

Marca alemã quer percorrer mais de 100 km de ré com o eActros 600 para…

2 semanas ago

Volvo Trucks supera marca de 5 mil caminhões elétricos entregues no mundo

Marca sueca fortalece liderança global em transporte pesado com zero emissões e amplia presença em…

2 semanas ago

Marcopolo Ônibus cresce 1% no 1º trimestre e aposta em veículos de maior valor agregado

Fabricante entrega 32 ônibus elétricos para São Paulo e mantém otimismo com mercados internacionais e…

3 semanas ago

Hyundai apresenta caminhão XCIENT Fuel Cell nos EUA

Marca sul-coreana reforça sua liderança em hidrogênio na ACT Expo 2025 com modelo Classe-8 e…

3 semanas ago