eActros 300 de 40 toneladas sobe o vale de Arlberg na Áustria

Mercedes-Benz eActros 300 cumpre testes na rota de 111 quilômetros via Bludenz, Stuben, St. Anton e Lech, incluindo o Arlberg Pass a uma altitude de mais de 1.800 metros

Mercedes-Benz eActros 300
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Caminhão chegou a mais de 1.800 metros de altitude

A Mercedes-Benz segue testando o caminhão elétrico eActros 300 e desta vez, o veículo de carga cruzou com sucesso a Passagem de Arlberg na Áustria. O modelo percorreu 11 quilômetros chegando a subidas com mais de 1.800 metros.

VEJA TAMBÉM:

Segundo a Mercedes-Benz Trucks, seus engenheiros carregaram um semirreboque ao máximo, em 40 toneladas, submetendo o cavalo mecânico e o reboque a testes para a homologação de desempenho e durabilidade. Com foco também no reaproveitamento da energia por meio da recuperação que é obtida durante a frenagem e que retorna para as baterias do eActros, sendo disponibilizada para a unidade de tração, o cavalo mecânico elétrico conseguiu recuperar cerca de 180 kWh de energia. Ao final, aproximadamente 40% da energia ainda estava disponível.   

“O eActros 300 como cavalo mecânico amplia as opções de aplicação do eActros para transporte pesado em serviços de distribuição”, afrima Stina Fagerman, Chefe de Vendas, Marketing e Serviços da Mercedes-Benz Trucks. “Os testes intensivos na Áustria mostraram que nosso caminhão elétrico consegue cumprir suas tarefas de maneira confiável, mesmo em uma topografia desafiadora com subidas e descidas íngremes”.

Mercedes-Benz eActros 300
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Foram 111 quilômetros percorridos via Bludenz, Stuben, St. Anton e Lech

No total, o semirreboque atingiu uma altitude de 2.300 metros durante o teste – a inclinação máxima foi de 13%. No caminho para a área de testes, as baterias do caminhão eram recarregadas somente em postos públicos de recarga. O início da produção em série do eActros 300 como cavalo mecânico com semirreboque está previsto para o segundo semestre de 2023.

No passado, o eActros para transporte pesado em serviços de distribuição, que tem saído da linha de montagem na fábrica de Wörth am Rhein desde outubro de 2021, já foi testado em condições similares. Por exemplo, caminhões elétricos já cruzaram os Alpes no sul do Tirol, enfrentando um total de 54.000 metros de subida durante o teste. Os mesmos veículos atingiram o ponto mais alto na Geleira Kaunertal, a 2.750 metros. Em Granada, Espanha, o eActros completou os testes de verão em altas temperaturas de até 45°C. Em Rovaniemi, no Círculo Polar Ártico, na Finlândia, foi testado na neve e no gelo com temperaturas em -25°.

O eActros 300 como cavalo mecânico consegue tracionar todos os semirreboques comuns na Europa, levando em consideração o comprimento máximo admissível. O semirreboque elétrico se baseia na mesma tecnologia que o eActros 300/400, apresentando três grupos de baterias, cada um com baterias de capacidade instalada de 112 kWh[1], que possibilitam uma autonomia de até 220 km[2] com uma única carga. O coração tecnológico do caminhão é o seu trem de força, um eixo elétrico rígido com dois motores elétricos integrados e uma caixa de câmbio de duas marchas.

Os dois motores refrigerados geram uma potência contínua de 330 kW e uma potência máxima de 400 kW. O eActros 300 como cavalo mecânico pode ser recarregado com até 160 kW, já que os três grupos de baterias precisam de pouco mais de uma hora para ficarem carregados de 20 a 80 por cento em um posto de recarga rápida DC comum, com corrente de carga de 400 A[3].

[1] A capacidade nominal da bateria nova, com base nas condições limite definidas internamente – pode variar dependendo do uso e das condições ambientais.

[2] A autonomia foi determinada internamente em condições ideais, incluindo 3 grupos de baterias após condicionamento prévio em trânsito de distribuição com carga parcial com um semirreboque a uma temperatura externa de 20°C.
[3] Com base em valores internos determinados empiricamente em condições ideais, incluindo temperatura ambiente de 20°C.