Uma história de 31 anos chega ao fim com encerramento da produção do Mercedes-Benz Atron 1635 na fábrica da marca em São Bernardo do Campo (SP). A saída do extrapesado marca o fim de uma era do caminhões “bicudos” no Brasil. Atron 1635 será substituído por modelos da gama Axor.
Para Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, o Atron conclui sua missão, o extrapesado é último representante de uma geração de caminhões com cabina semiavançada lançada há 31 anos e que deu um salto de qualidade, modernidade e eficiência no mercado brasileiro.
O fim de produção do Atron 1635 foi anunciado na Fenatran de 2019. Segundo a Mercedes-Benz, o fim de linha é processo natural de evolução tecnológica de sua linha de caminhões.
A história do caminhão “bicudo” ou modelos com cabina semiavançada começou a ser comercializada no Brasil em 1989, com os médios L 1214 e L 1218 e os semipesados L 1414, L 1418 e L 1618. Um ano depois, vieram os extrapesados LS 1935 e LS 1941 e vários outros modelos. Em 2012, o caminhão foi rebatizado para Atron.
O Mercedes-Benz Atron 1635 foi lançado em fevereiro de 2012 e até maio de 2020 foram comercializadas mais de 4.200 unidades em todo o país. A região Sudeste é que mais emplacou o extrapesado com mais de 2.750 unidades comercializadas no período. Minas Gerais é o estado campeão emplacando mais de 1.500 Atron no período, São Paulo vem em segundo lugar com 650 unidades vendidas desde 2012.
“O Atron 1635 ganhou ampla aceitação no mercado por sua versatilidade em aplicações como basculante, graneleiro, prancha carrega tudo, porta-contêiner, tanque de combustível, produtos químicos, GLP e outros”, diz Leoncini. “Em Minas Gerais, por exemplo, é o preferido dos caçambeiros, daí o expressivo volume histórico de emplacamentos no Estado. A substituição do Atron pelo Axor também reforça o compromisso ‘As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve. E entende os Sotaques’. Vamos seguir trabalhando para sempre oferecer novas soluções e vantagens para quem transporta, seja o autônomo, o motorista e o frotista”.
Com o fim de produção do Atron 1635, a Mercedes-Benz elegeu o Axor para atuar no segmento de extrapesado com os cavalos Axor 2036 4×2 e 2536 6×2. O fabricante também acaba de lançar novas versões desses mesmos modelos, que asseguram ainda mais robustez para aplicações típicas do Atron.
Segundo a Mercedes-Benz, o Axor oferece mais força e capacidade de carga aos transportadores, mantendo, ao mesmo tempo, atributos amplamente reconhecidos do Atron, como robustez e resistência. O caminhão também irá manter aquilo que os clientes já conhecem e aprovaram no Atron 1635, agregando ainda mais valor em qualidade, desempenho, economia, conforto e tecnologia. “Temos certeza que os clientes logo perceberão esses ganhos, como aconteceu com o Atego em lugar de outros Atron desde 2016”, afirma Leoncini.
Os extrapesados Axor 2036 4×2 e 2536 6×2 terão a missão de substituir o Atron 1635. A Mercedes-Benz afirma que eles trazem mais vantagens em desempenho e capacidade de carga para os clientes. A começar pela força do motor OM 457 LA de 360 cv de potência (15 cavalos a mais), com 1.850 Nm de torque a 1.100 rpm (400 Nm a mais). A capacidade máxima de tração (CMT) do Axor é de até 80.000 kg (30.000 kg a mais). O terceiro eixo de fábrica do Axor 2536 6×2 permite plenamente as configurações de semirreboques até 53 ton de PBTC (peso bruto total combinado).
Ambos são equipados com a mesma caixa de 16 marchas do Atron. O destaque é que recebe o câmbio automatizado Mercedes Powershift G 280, que oferece mais conforto ao motorista e otimiza o consumo de combustível, reduzindo o custo operacional e aumentando a rentabilidade para o cliente.
Os Mercedes-Benz Axor 2036 3 2536 contam com as versões 4×2 e 6×2, cabina Leito Teto Baixo ou Leito Teto Alto. Entre os itens de série estão o ar-condicionado, climatizador, câmbio automatizado e disponibilidade de eixos traseiros com ou sem redução nos cubos, o Axor atenderá com vantagens as mais variadas aplicações dos clientes do Atron. Além de assegurar a robustez e resistência típicas do Atron, os caminhões Axor oferecem mais benefícios, como o eixo dianteiro para 6 toneladas que atende à Lei da Balança.
Para atender a demandas específicas dos compradores do Atron 1635, a Mercedes-Benz criou uma nova versão básica com cabina Leito Teto Baixo, banco pneumático standard, revestimento de vinil para o interior da cabina e para os bancos, preparação para instalação de rádio/toca CD, câmbio automatizado Mercedes Powershift G 280, eixo traseiro HL-7 com redução nos cubos, relação de eixo traseiro i=4,14 e bloqueio transversal de diferencial.
O Centro de Customização, criou o “kit para-choque fora de estrada”, com para-choque em aço, estribo articulado, grade dos faróis, barra e protetor do cárter do motor. Esses elementos deixam o caminhão mais robusto e resistente a impactos decorrentes de operações em vias não pavimentadas e solos irregulares.
“Essa flexibilidade de configurações do caminhão reforça o posicionamento do Axor como o caminhão extrapesado de melhor custo/benefício do mercado, atendendo às necessidades dos clientes do nosso Atron”, conclui Leoncini.
A linha Axor foi a que mais evoluiu nos últimos anos recebendo mais de 60 inovações introduzidas em seus modelos on e off-road. Os clientes ganharam em economia (freio a tambor e piloto automático inteligente), conforto para o motorista (suspensão pneumática da cabina, novo posto de trabalho com nova geração de bancos e nova cama e túnel interno da cabina rebaixado) e força (motor com mais torque, 2ª geração de câmbios automatizados e novos sistemas de segurança: ABS+ASR+EBD).
A Mercedes-Benz destaca na linha Axor o túnel do motor rebaixado, banco pneumático para o motorista, volante multifuncional, tacógrafo digital, freio a tambor para operações mistas, eixos sem redução nos cubos, câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift com funções EcoRoll, Power e Manobra para modelos rodoviários, distribuição da força de frenagem (EBD), sistema de controle de tração (ASR), freio ABS, retarder (opcional), auxílio de partida em rampa (HSA), ar condicionado e climatizador, além de outros itens.
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