Mercedes-Benz celebra 25 anos do Actros

Mercedes-Benz Actros chegou ao mercado em 1996 e desde então se reinventou seguidamente em eficiência, segurança, conforto e, agora, também em eletromobilidade

Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

Lançado em 1996, o Mercedes-Benz Actros celebra 25 anos de história. Quando chegou ao mercado, o caminhão foi desenvolvido para o transporte de longa distância e serviços de distribuição.

De acordo com a Mercedes-Benz, a eficiência quanto ao consumo de combustível, a ampla disponibilidade do veículo, o conforto e a segurança do motorista e de todos os outros usuários da estrada são fatores centrais para as empresas de transporte ao decidirem sobre o melhor veículo para suas frotas.

A primeira geração do Actros foi lançada em 1996 para comemorar os 100 anos do caminhão inventado por Gottlieb Daimler em 1896. O caminhão marcou o início da série que até hoje é ponta de lança em seu segmento de mercado.

“Há um quarto de século, o Actros é o carro-chefe do nosso portfólio de produtos. Em todo o mundo, mais de 1,4 milhão de caminhões vendidos desta série são uma prova clara de que os clientes estão muito satisfeitos”

Andreas von Wallfeld, chefe de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks.

Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

Desde 1996, cada geração do Actros é pioneira em termos de segurança, consumo otimizado de combustível, conectividade e conforto. O Actros 1 trouxe o sistema eletrônico de frenagem (EBS) totalmente automatizado, o barramento CAN e a cabina Megaspace com piso plano. No Actros 2, os destaques foram o piloto automático adaptativo, o Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem), o Lane Keeping Assist (sensor de faixa de rolagem) e a transmissão automatizada Mercedes Powershift.

O Actros 3 tinha características impressionantes, como o sensor de luz e de chuva e as novas gerações do Active Brake Assist e do Powershift. Já o Actros 4 definiu novos padrões com a geração de motores Euro 6, o sistema de piloto automático com controle preditivo do trem de força (Predictive Powertrain Control), uma transmissão Powershift aprimorada e os também aprimorados sistemas Active Brake Assist 4 com detecção de pedestres e o Side Guard Assist (assistente de ponto cego).

O Actros 5, disponível desde 2018, apresentou quatro estreias mundiais. Com o Active Drive Assist – ADA (Assistente Ativo de Condução), o primeiro sistema de assistência do mundo para condução semiautônoma (Nível 2) entrou em produção em série. O ADA auxilia ativamente o motorista em certas condições quanto à orientação longitudinal e lateral do caminhão e pode manter automaticamente a distância do veículo à frente, acelerar e até dirigir se as condições requeridas pelo sistema, como raio de curva suficiente ou marcações de estrada claramente visíveis, forem atendidas.

Um grau ainda maior de proteção para pedestres é fornecido pelo Active Brake Assist 5, o sistema de freio de emergência que pode aplicar a frenagem máxima até a parada total em reação à presença de pessoas na pista. Além disso, pela primeira vez, os espelhos externos foram removidos de um caminhão. Em vez disso, o Novo Actros inovou com o MirrorCam.

VEJA TAMBÉM:

A quarta estreia mundial se refere ao posto de trabalho do caminhoneiro: o cockpit multimídia do Novo Actros é composto por duas telas grandes coloridas: a principal atrás do volante e a secundária touchscreen.

Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

Desde junho de 2021, o Actros de última geração oferece o Active Drive Assist (ADA 2) de segunda geração como opcional. A função de Assistência à Parada Emergencial incluída nele consegue dar início a uma parada emergencial se o motorista não estiver mais controlando o volante de direção, apesar de ter recebido avisos visuais e sonoros. Além disso, há o Active Sideguard Assist, também disponível desde junho de 2021. Este sistema aprimorado de assistência nas curvas não só alerta o motorista sobre o movimento de pedestres ou ciclistas do lado do acompanhante: se o motorista deixar de reagir aos avisos a tempo, o sistema consegue iniciar uma manobra de frenagem autônoma em velocidades de curvas de até 20 km/h para levar o veículo a uma parada total.

O destaque da última geração é o Actros L, lançado este ano, que inclui melhor isolamento acústico da cabina, espaço confortável e uma posição ainda melhor para o motorista.

Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

eActros e a nova era da eletromobilidade

Na Mercedes-Benz Trucks, uma nova era começou em 2021 com o eActros. Este é o primeiro caminhão elétrico de produção em série com a estrela de três pontas para distribuição de carga pesada. Esse modelo foi apresentado mundialmente no final de junho de 2021.

Em seu coração tecnológico está a unidade de propulsão com dois motores elétricos integrados e transmissão de duas velocidades. Ambos os motores proporcionam conforto de condução impressionante e excelente dinâmica do veículo. O acionamento elétrico silencioso e livre de emissões significa que o caminhão também pode ser usado para entregas noturnas e está apto a entrar no interior de cidades que têm restrição à circulação de veículos a diesel. O eActros é um claro compromisso da Mercedes-Benz Trucks com o transporte rodoviário livre de emissões locais de CO2.

Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

11 anos do Actros rodoviário no Brasil

Os caminhões Mercedes-Benz Actros rodoviários chegaram ao Brasil em 2010. Três anos antes, a família Actros já estava presente no País com o modelo 4844 8×4 para operações off-road. Em 2019, a marca novamente faz história como a mais inovadora do setor automotivo brasileiro. Com o lançamento do Novo Actros, ela estabeleceu padrões ainda mais altos de segurança, economia, conforto, conectividade e robustez no segmento de caminhões extrapesados rodoviários.

O Novo Actros trouxe para o Brasil inéditas tecnologias de segurança ativa que evitam acidentes e protegem vidas: a 5ª e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). A esses sistemas somam-se itens exclusivos já disponíveis, como Controle de Proximidade, Assistente de Faixa de Rolagem, faróis e limpadores de parabrisa automáticos.

Histórico do Actros

Confira os números do Actros no Brasil:

  • Mais de 24 mil Actros emplacados na história do extrapesado no País;
  • E mais de 4,9 mil Novo Actros, sendo 4.262 somente neste ano, até outubro;
  • O modelo mais buscado pelos brasileiros é o consagrado 2651 6×4;
  • Mais de 11 mil Actros 2651 emplacados e mais de 2,8 mil Novo Actros 2651;
  • Hoje, o Novo Actros pode ser encontrado em sua maioria no Sudeste e no Sul do País;
  • São mais de 2,1 mil Novo Actros no Sudeste e mais de 1,2 mil no Sul.
Redação

Recent Posts

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

3 semanas ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

1 mês ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

1 mês ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

1 mês ago

Mercedes-Benz Actros Evolution tem tecnologia de ponta

Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.

1 mês ago

Scania 30 G é o primeiro caminhão elétrico da marca no Brasil

Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…

1 mês ago