Mercedes-Benz Actros chegou ao mercado em 1996 e desde então se reinventou seguidamente em eficiência, segurança, conforto e, agora, também em eletromobilidade
Lançado em 1996, o Mercedes-Benz Actros celebra 25 anos de história. Quando chegou ao mercado, o caminhão foi desenvolvido para o transporte de longa distância e serviços de distribuição.
De acordo com a Mercedes-Benz, a eficiência quanto ao consumo de combustível, a ampla disponibilidade do veículo, o conforto e a segurança do motorista e de todos os outros usuários da estrada são fatores centrais para as empresas de transporte ao decidirem sobre o melhor veículo para suas frotas.
A primeira geração do Actros foi lançada em 1996 para comemorar os 100 anos do caminhão inventado por Gottlieb Daimler em 1896. O caminhão marcou o início da série que até hoje é ponta de lança em seu segmento de mercado.
“Há um quarto de século, o Actros é o carro-chefe do nosso portfólio de produtos. Em todo o mundo, mais de 1,4 milhão de caminhões vendidos desta série são uma prova clara de que os clientes estão muito satisfeitos”
Andreas von Wallfeld, chefe de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks.
Desde 1996, cada geração do Actros é pioneira em termos de segurança, consumo otimizado de combustível, conectividade e conforto. O Actros 1 trouxe o sistema eletrônico de frenagem (EBS) totalmente automatizado, o barramento CAN e a cabina Megaspace com piso plano. No Actros 2, os destaques foram o piloto automático adaptativo, o Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem), o Lane Keeping Assist (sensor de faixa de rolagem) e a transmissão automatizada Mercedes Powershift.
O Actros 3 tinha características impressionantes, como o sensor de luz e de chuva e as novas gerações do Active Brake Assist e do Powershift. Já o Actros 4 definiu novos padrões com a geração de motores Euro 6, o sistema de piloto automático com controle preditivo do trem de força (Predictive Powertrain Control), uma transmissão Powershift aprimorada e os também aprimorados sistemas Active Brake Assist 4 com detecção de pedestres e o Side Guard Assist (assistente de ponto cego).
O Actros 5, disponível desde 2018, apresentou quatro estreias mundiais. Com o Active Drive Assist – ADA (Assistente Ativo de Condução), o primeiro sistema de assistência do mundo para condução semiautônoma (Nível 2) entrou em produção em série. O ADA auxilia ativamente o motorista em certas condições quanto à orientação longitudinal e lateral do caminhão e pode manter automaticamente a distância do veículo à frente, acelerar e até dirigir se as condições requeridas pelo sistema, como raio de curva suficiente ou marcações de estrada claramente visíveis, forem atendidas.
Um grau ainda maior de proteção para pedestres é fornecido pelo Active Brake Assist 5, o sistema de freio de emergência que pode aplicar a frenagem máxima até a parada total em reação à presença de pessoas na pista. Além disso, pela primeira vez, os espelhos externos foram removidos de um caminhão. Em vez disso, o Novo Actros inovou com o MirrorCam.
VEJA TAMBÉM:
A quarta estreia mundial se refere ao posto de trabalho do caminhoneiro: o cockpit multimídia do Novo Actros é composto por duas telas grandes coloridas: a principal atrás do volante e a secundária touchscreen.
Desde junho de 2021, o Actros de última geração oferece o Active Drive Assist (ADA 2) de segunda geração como opcional. A função de Assistência à Parada Emergencial incluída nele consegue dar início a uma parada emergencial se o motorista não estiver mais controlando o volante de direção, apesar de ter recebido avisos visuais e sonoros. Além disso, há o Active Sideguard Assist, também disponível desde junho de 2021. Este sistema aprimorado de assistência nas curvas não só alerta o motorista sobre o movimento de pedestres ou ciclistas do lado do acompanhante: se o motorista deixar de reagir aos avisos a tempo, o sistema consegue iniciar uma manobra de frenagem autônoma em velocidades de curvas de até 20 km/h para levar o veículo a uma parada total.
O destaque da última geração é o Actros L, lançado este ano, que inclui melhor isolamento acústico da cabina, espaço confortável e uma posição ainda melhor para o motorista.
Na Mercedes-Benz Trucks, uma nova era começou em 2021 com o eActros. Este é o primeiro caminhão elétrico de produção em série com a estrela de três pontas para distribuição de carga pesada. Esse modelo foi apresentado mundialmente no final de junho de 2021.
Em seu coração tecnológico está a unidade de propulsão com dois motores elétricos integrados e transmissão de duas velocidades. Ambos os motores proporcionam conforto de condução impressionante e excelente dinâmica do veículo. O acionamento elétrico silencioso e livre de emissões significa que o caminhão também pode ser usado para entregas noturnas e está apto a entrar no interior de cidades que têm restrição à circulação de veículos a diesel. O eActros é um claro compromisso da Mercedes-Benz Trucks com o transporte rodoviário livre de emissões locais de CO2.
Os caminhões Mercedes-Benz Actros rodoviários chegaram ao Brasil em 2010. Três anos antes, a família Actros já estava presente no País com o modelo 4844 8×4 para operações off-road. Em 2019, a marca novamente faz história como a mais inovadora do setor automotivo brasileiro. Com o lançamento do Novo Actros, ela estabeleceu padrões ainda mais altos de segurança, economia, conforto, conectividade e robustez no segmento de caminhões extrapesados rodoviários.
O Novo Actros trouxe para o Brasil inéditas tecnologias de segurança ativa que evitam acidentes e protegem vidas: a 5ª e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). A esses sistemas somam-se itens exclusivos já disponíveis, como Controle de Proximidade, Assistente de Faixa de Rolagem, faróis e limpadores de parabrisa automáticos.
Confira os números do Actros no Brasil:
Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…
Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…
Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…
Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…
Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.
Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…