Mercedes-Benz eActros LongHaul com autonomia de 500 quilômetros chegará em 2024

Marca está na fase de testes internos do eActros LongHaul e começará a rodar em estradas públicas ainda em 2022

Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Mercedes-Benz eActros será destinado a longas distâncias com autonomia de até 500 quilômetros

A Mercedes-Benz apresentou em 2021 o eActros para serviços de transporte de distribuição pesada em 2021, a marca alemã prepara a chegada de novos modelos elétricos movidos a baterias para este e os próximos anos. A aposta para o segmento de longo percurso é o eActros LongHaul, com uma autonomia de cerca de 500 quilômetros com uma carga de bateria

A estreia do Mercedes-Benz aActros LogHaul está prevista para 2024 e os primeiros protótipos do modelo de 40 toneladas passam por testes internos e os engenheiros da Mercedes-Benz Trucks estão planejando dar início aos testes do caminhão elétrico nas estradas públicas este ano.  

mercedes-Benz eActros
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

De acordo com a Mercedes-Benz, o eActros LongHaul vai viabilizar a recarga de alto desempenho – conhecida como “recarga megawatt”. A Mercedes-Benz Trucks também está preparando versões adicionais do eActros – especificamente do eActros 300 e do eActros 400 – e, já a partir de julho, o eEconic para uso em serviços municipais está previsto para começar a sair da linha de montagem na fábrica de Wörth como segundo veículo de produção em série totalmente elétrico. O objetivo da Mercedes-Benz Trucks é aumentar a participação de veículos novos livres de emissões locais de CO2 na Europa para mais de 50% até 2030.

Visando apresentar ainda mais a mobilidade elétrica aos clientes de caminhões de toda a Europa, a fabricante está organizando um evento com duração de várias semanas na fábrica de Wörth a partir do início de junho. Especialistas da Mercedes-Benz Trucks informarão um total de cerca de 1.000 participantes sobre os aspectos centrais da mobilidade elétrica, desde infraestrutura e serviços até modelos elétricos. Além disso, os clientes terão a oportunidade de conduzir o eActros 300 em rotas exigentes e com cargas úteis realistas.

Com relação às recargas nas garagens, a Mercedes-Benz Trucks está trabalhando em conjunto com a Siemens Smart Infrastructure, a ENGIE e o Grupo EVBox. Em termos de recarga pública para transportes de longo percurso, a Daimler Truck, o GRUPO TRATON e o Grupo Volvo assinaram um compromisso de parceria para estabelecer uma joint venture. Ela deverá trabalhar no desenvolvimento e operação de uma rede de recarga pública, de alto desempenho, para caminhões pesados de longo percurso e ônibus rodoviários elétricos movidos a bateria na Europa. A rede de recarga estará disponível para os operadores de frotas na Europa, independentemente da marca de seus veículos.

Foto | Mercedes-Benz/Divulgação