Mercedes-Benz Caminhões

Mercedes-Benz faz customizações de chassis de ônibus e veículos CKD

O Custom Tailored Center (CTC) da Mercedes-Benz trabalha com customizações para caminhões e ônibus para atender demandas de clientes

Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Área da Mercedes-Benz realiza customizações de caminhões e ônibus

A fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP) conta desde maio de 2015 com um setor destinado às customizações de caminhões, visando atender demandas de clientes que solicitam modificações ou adaptações nos veículos de série, devido a necessidades específicas de suas operações de transporte. 

VEJA TAMBÉM:

Com base nestes mais de sete anos de experiência, o Custom Tailored Center (CTC) já realiza também customizações de chassis de ônibus e de produtos CKD (veículos completamente desmontados) para montagem nos países de destino por empresas locais.

No mesmo local onde customizamos os caminhões de acordo com as solicitações dos clientes, agora também trabalhamos com chassis de ônibus, para o mercado interno e externo, e com veículos CKD para exportações. Com o mesmo rigor nas modificações dos veículos de série e nas montagens, o CTC assegura a qualidade que é um atributo típico da nossa marca amplamente reconhecido no Brasil e em diversos continentes para onde enviamos nossos produtos. A satisfação do cliente vem sempre em primeiro lugar, com a entrega da solução adequada para cada solicitação.

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil

De acordo com a Mercedes-Benz, as mudanças em chassis de ônibus usam o mesmo conceito aplicado aos caminhões, com qualidade dos componentes e dos processos de produção. Isso pôde ser verificado na preparação para os motores Euro 6 no Chile e na redução do balanço dianteiro do modelo O 500 U de acordo com a solicitação de clientes. O que antes era feito nos encarroçadores, passou a ser feito também no CTC da fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo.

Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Customizações visam atender demandas específicas de cada cliente

Segundo a marca alemã, as primeiras customizações em CKD foram de caminhões Atego destinados para montagem pela Mercedes-Benz Argentina, com envio de 2º tanque de combustível, longarinas e peças especiais deste modelo.

De maio de 2015 a agosto deste ano, já foram comercializados mais de 10.000 caminhões customizados pela própria Empresa. Aproximadamente 8.000 unidades foram comercializadas no mercado interno e 2.000 caminhões foram exportados, sendo cerca de 50% para países da América Latina e 50% para outros continentes.

Esse modelo de negócio envolve a participação de várias áreas da Empresa, como Marketing e Estratégia de Produto, Desenvolvimento, Engenharia, Produção, Logística, Custos, Controlling, Vendas e Peças & Serviços. Com base na sinergia das equipes, o Custom Tailored Center (CTC) coordena a produção. O time é formado por engenheiros, técnicos e operadores de produção com experiência em fabricação de protótipos, contando ainda com apoio do Centro de Customização da Daimler Truck na França.

Graças à atuação do CTC, o cliente já recebe o veículo customizado de fábrica, com suporte especializado nas modificações, garantia, assistência técnica da Rede de Concessionários da marca e já financiado, quando for o caso, não precisando assim recorrer a terceiros para as adequações no caminhão. Isso assegura a qualidade e a confiabilidade da marca Mercedes-Benz.

Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Trabalho segue rigoroso padrão do fabricante alemão

Diversas customizações realizadas pelo CTC a partir de pedidos individuais de clientes passam a ser oferecidas ao mercado e algumas até se transformam em itens de série, o que é o caso, por exemplo, do Pacote Robustez originalmente criado para o Atego para severas aplicações fora de estrada. Esse kit passou a ser disponibilizado como opcional, sendo montado diretamente na linha de produção de caminhões.

Entre os itens disponíveis destacam-se:

  • Pacote robustez para Atego e Axor. Contempla o parachoque dianteiro tripartido, que permite ângulo de entrada maior, grade metálica de proteção do farol, nova posição da luz de seta, primeiro degrau da cabina em metal e nova posição do suporte para placa, visando facilidade de acesso ao engate do cambão.
  • Kit de peças para implementação de 4º eixo no Atego e no Axor.
  • Kit de peças para o Axor com direção autônoma da Grunner. Oferecido nas versões 8×4 e 6×4, com várias capacidades de carga, a máquina inteligente Axor 3131 é o primeiro Mercedes-Benz com direção autônoma a ser utilizado numa operação diária regular no Brasil. Este modelo fora de estrada opera 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar.
  • Atego 2730 identificado como “Tara Leve” graças à redução de peso do caminhão. Este modelo, uma betoneira, traz elementos mais compactos, como cabina curta, tanque de combustível de 120 litros, tanque de ARLA de 12 litros e caixa de bateria menor, entre outras otimizações, além de rodas de alumínio.
  • Kit de peças para Axor basculante 8×4.
  • Kit de peças para caminhões Accelo e Atego de coleta de resíduos.
  • Ajustes de entreeixos específicos para Atego 3026 e 3030 8×2.
  • Kit de peças para carro-forte sobre chassi 915 E que recebeu o primeiro ar-condicionado automotivo 100% elétrico do mundo com energia solar fotovoltaica.
  • Unidade Móvel de Saúde do Axor “Amigos do Bem” do projeto #UnindoForças.
  • Ajustes de tanques de combustível, visando flexibilidade de autonomia.
  • Redução da tara do veículo conforme aplicação do cliente.
  • Actros “Coração Estradeiro”: cor cinza Galcon fosca, adesivação personalizada, grade dianteira da cabina black piano com frisos cromados, defletor de teto, defletores laterais, geladeira de 25 litros, rodas de alumínio, pistola de ar em alumínio para limpeza interna da cabina, side skirt (saias laterais) Alliance e TV Alliance.
  • Arocs 8×4 para mineração: caixa de proteção da chave geral com fechadura, indicador de torque das porcas das rodas, Giroflex com luz giratória, suporte da válvula de basculamento, limpador de para-brisa na posição vertical, proteção da tampa do tanque de combustível e do ARLA 32, horímetro adicional instalado na porta do motorista, preparação para instalação de câmeras de monitoramento e sensor de fadiga.
Redação

Recent Posts

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

4 semanas ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

1 mês ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

1 mês ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

1 mês ago

Mercedes-Benz Actros Evolution tem tecnologia de ponta

Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.

1 mês ago

Scania 30 G é o primeiro caminhão elétrico da marca no Brasil

Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…

1 mês ago