Caminhão elétrico para longas distâncias tem lançamento confirmado para o dia 10 de outubro
A Mercedes-Benz anuncia o lançamento do caminhão extrapesado elétrico à bateria eActros 600. O modelo destinado a longas distâncias será apresentado mundialmente no dia 10 de outubro de 2023.
O caminhão elétrico será chamado de New eActros 600. Segundo a marca alemã, a nomenclatura 600 é derivada da capacidade de suas baterias em kWh (quilowatts hora), como nos modelos eActros 300/400 para transporte pesado em serviços de distribuição urbana. A alta capacidade das baterias, juntamente com um novo e eficiente eixo motor elétrico desenvolvido internamente, permitem uma autonomia de cerca de 500 quilômetros sem recargas intermediárias. Devido ao seu baixo consumo de energia, o “New eActros 600” deverá ser o caminhão mais econômico para transporte em longas distâncias da Mercedes-Benz Trucks, comparado ao Actros a diesel.
Com esse lançamento, a Mercedes-Benz Trucks espera que seu caminhão elétrico acelere significativamente a passagem do transporte rodoviário de carga para a propulsão livre de emissões de CO2.
Desde a primeira aparição desse caminhão elétrico como um protótipo de conceito no Salão IAA Transportation 2022, outros veículos de teste foram produzidos na fábrica da Mercedes-Benz de Wörth, na Alemanha, com os componentes principais vindos de plantas da Empresa em Mannheim, Kassel e Gaggenau. Os protótipos do caminhão foram ajustados durante testes de inverno na Finlândia no início deste ano. Atualmente, uma frota de cerca de 50 protótipos está sendo produzida, com previsão para testes práticos em breve nos primeiros clientes. Ao mesmo tempo, as quatro fábricas estão se preparando intensivamente para a produção em série do eActros 600 e de seus componentes mais importantes. A produção em série deste caminhão elétrico está prevista para 2024.
O eActros 600 será fabricado na linha de produção já existente na fábrica de Wörth, em paralelo e de maneira flexível juntamente com os caminhões a diesel. Os componentes do sistema de propulsão elétrica serão também instalados no local. O eixo elétrico, as baterias de alta voltagem e a caixa dianteira – um módulo complexo de tecnologia – serão montados em vários passos na produção. Quando todos os componentes da rede de alta voltagem tiverem sido instalados, o sistema inteiro é colocado em operação e o caminhão estará pronto. Para se preparar da maneira ideal para a produção em série, a equipe que inicia o processo trabalha em conjunto com os desenvolvedores. Isso garante que a experiência adquirida com a montagem dos protótipos seja incorporada aos veículos de série.
As fábricas de componentes de Mannheim, Kassel e Gaggenau também desempenham um papel importante na eletrificação do portfólio de produtos. Assim como a fábrica de Wörth, as três unidades estão passando atualmente por um processo de mudança da tecnologia diesel para se tornarem centros de competência de componentes de sistemas de propulsão elétrica.
A fábrica da Mercedes-Benz de Mannheim, unidade líder quanto aos motores de veículos comerciais, confia em seus mais de 25 anos de experiência como Centro de Competência para a Mobilidade Livre de Emissões (KEM) e está focada nas tecnologias à bateria e sistemas de alta voltagem.
Já a caixa dianteira do eActros 600 é fabricada em Mannheim. Foi assim na fase de protótipo e também será na produção em série. Trata-se de um módulo complexo para veículos movidos por baterias, em que o espaço de instalação dos motores de combustão é usado com eficiência. Vários módulos de comando e componentes de alta voltagem, bem como o compressor elétrico de ar, são reunidos nesta caixa dianteira. A montagem de todos os componentes individuais, desde a preparação do quadro até os testes de alta voltagem destas unidades, são executados na própria planta de Mannheim.
A fábrica da Mercedes-Benz de Gaggenau, que é especializada em transmissões de veículos comerciais pesados, atualmente se desenvolve para atuar como Centro de Competência para componentes de sistemas de propulsão elétrica. Desde 2021, peças importantes para os eixos elétricos do eActros 300/400 e do eEconic têm sido fabricadas em Gaggenau. Componentes essenciais da nova geração do eixo elétrico do eActros 600 também serão produzidos nesta planta, atualmente em nível de protótipo, posteriormente de produção em série. Trata-se principalmente de peças mecânicas similares àquelas produzidas para veículos com trem-de-força convencional por muitos anos. Por exemplo, componentes de caixas de câmbio, como eixos e engrenagens, bem como de carcaças, que a fábrica de Gaggenau entrega para Kassel, onde ocorre a montagem completa do eixo e dos componentes da transmissão.
Os eixos elétricos são montados na fábrica da Mercedes-Benz de Kassel, que é Centro de Competência para eixos convencionais e sistemas de propulsão elétrica. A nova geração do eixo elétrico para o eActros 600 foi desenvolvida especificamente para transporte em longas distâncias. Ela tem várias inovações técnicas para melhor desempenho e eficiência. Sua arquitetura se baseia em um sistema projetado para 800 Volts.
Atualmente, a fábrica de Kassel está na fase de protótipo do conjunto do eixo elétrico para o eActros 600. Para o início da produção em série será criada uma nova linha de montagem, com estações de teste e inspeção para verificação das funções e recursos de segurança. Como ocorre com os eixos elétricos do eActros 300/400 e do eEconic, que já são fabricados em Kassel, o princípio da comunização de peças também se aplica à nova geração. Isso significa que os componentes do eixo, bem como da roda e freios, se originam do eixo convencional que já se produz por duas décadas em Kassel.
Uma nova linguagem de design para a cabina do motorista do eActros 600 rompe com a aparência já familiar da série de modelos do Actros. Além disso, há também um aproveitamento de elementos de design do protótipo de conceito apresentado no IAA Transportation 2022, continuando com linhas claras e design aerodinâmico. O interior da cabina também ganha um upgrade.
Na produção em série, três conjuntos de baterias darão ao eActros 600 uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh. Dois motores elétricos como parte do novo eixo elétrico geram uma potência contínua de 400 kW, bem como uma potência máxima de mais de 600 kW.
Além do cavalo mecânico, a Mercedes-Benz Trucks também irá produzir versões rígidas do eActros 600 desde o lançamento no mercado. Com isso, oferecerá aos clientes muitas possibilidades de uso dentro do transporte totalmente elétrico. Os engenheiros de Desenvolvimento projetaram o eActros 600 de maneira que o veículo e seus componentes atendam aos mesmos requisitos quanto à durabilidade oferecidos pelos caminhões Actros extrapesados de longas distâncias. Isso significa 1,2 milhão de quilômetros de estrada em um período de dez anos.
As baterias usadas no eActros 600 empregam tecnologia de célula de fosfato de lítio-ferro (LFP). Elas se caracterizam, acima de tudo, por uma longa vida útil e mais energia utilizável. Os desenvolvedores da Mercedes-Benz Trucks estimam que as baterias do eActros 600 de produção em série consigam obter uma recarga de 20% a 80% em menos de 30 minutos em um ponto de recarga com potência de cerca de um megawatt.
O ponto central do conceito da Mercedes-Benz Trucks para a eletrificação dos transportes de longa distância é oferecer aos clientes uma solução completa formada pela tecnologia de veículos, consultoria, infraestrutura de recarga e serviços. O eActros 600 foi projetado para ser a melhor escolha em termos de rentabilidade, sustentabilidade e confiabilidade.
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