Mercedes-Benz Caminhões

Mercedes-Benz moderniza pintura de caminhões em Wörth

Fábrica reduz consumo de energia em até 40% e reforça compromisso com sustentabilidade

Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – O processo de pintura desenvolvido recentemente requer menos equipamentos e reduz significativamente o consumo de recursos

A Mercedes-Benz Trucks está implementando um novo e inovador processo de pintura na fábrica de Wörth, na Alemanha. A iniciativa visa modernizar a produção de caminhões, reduzindo significativamente a pegada de carbono da planta. O novo sistema promete cortar até 40% do consumo de energia na etapa de pintura, considerada a mais demandante em termos energéticos na fabricação dos veículos.

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Andreas Bachhofer, chefe da planta de Wörth e de Produção da Mercedes-Benz Trucks, destacou a relevância da inovação: “Conseguimos desenvolver e implementar um dos processos de pintura mais inovadores do mundo nas instalações de Wörth. Esse avanço é um dos maiores marcos em nossa produção, alinhado à conversão para sistemas de tração alternativos.”

A modernização da pintura utiliza tintas “ultra-high-solid”, que permitem um processo mais enxuto e eficiente. A aplicação “wet-on-wet” elimina a necessidade de secagem entre camadas, permitindo que todas as demãos sejam concluídas em um único box de pintura. Além de economizar materiais, esse método reduz drasticamente a quantidade de energia utilizada.

Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Mais de 400 cabines de caminhão podem ser fabricadas por dia, atendendo aos mais rigorosos requisitos de qualidade da Mercedes-Benz Trucks

A transformação na linha de pintura também resulta em um menor espaço físico ocupado. Com a nova estrutura, apenas cinco boxes de pintura e dois secadores substituirão as 15 estações de pintura e quatro secadores atualmente utilizados. Outra vantagem é que as cabines serão secas sem a utilização de combustíveis fósseis, reduzindo ainda mais a emissão de CO2.

A transição para o novo sistema de pintura está sendo realizada por etapas, sem interromper a produção dos caminhões. A previsão é que a conversão total seja concluída até 2026. Durante esse período, a fábrica continuará produzindo mais de 400 cabines de caminhão por dia, mantendo os padrões de qualidade da marca.

A fábrica de Wörth tem metas ambientais ambiciosas e busca constantemente otimizar processos para reduzir o impacto ambiental. Desde 2022, a unidade opera com neutralidade de carbono, utilizando energia proveniente de fontes renováveis, como solar, eólica e hidroelétrica.

Como parte da iniciativa “Produção Verde”, a planta também está expandindo o autoabastecimento com painéis fotovoltaicos e participando da joint venture WärmeWerk Wörth, que busca implementar um fornecimento de energia neutro em carbono por meio da energia geotérmica.

Fundada em 1963, a planta de Wörth é a maior fábrica de montagem de caminhões da Mercedes-Benz Trucks. Até hoje, já foram produzidos cerca de 4,4 milhões de caminhões no local, incluindo os modelos Actros, Arocs e Atego, além dos caminhões especiais Econic, Unimog e Zetros.

Nos últimos anos, a fábrica ampliou a produção de caminhões elétricos, incluindo o eActros 300/400 e o eEconic, voltados para transporte urbano. Em novembro de 2024, foi iniciada a produção em série do eActros 600, modelo projetado para longas distâncias.

Com cerca de 10.000 funcionários, a unidade é o segundo maior empregador do estado da Renânia-Palatinado e segue investindo em inovações para uma produção mais eficiente e sustentável.

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Redação

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